Flimar: escritor fala da relação entre literatura e imprensa

Pablo de LuccaEscritor e jornalista alagoano faz palestra para alunos da rede pública de Marechal

Escritor e jornalista alagoano faz palestra para alunos da rede pública de Marechal

O jornalista e escritor alagoano Carlos Nealdo dos Santos arrancou risos e aplausos de estudantes da rede pública municipal de ensino de Marechal Deodoro, na manhã desta quarta-feira, 02, durante sua palestra a 1ª Flimar (Festa Literária de Marechal Deodoro). Com o tema “A Literatura e a Imprensa”, o autor de O Pianista do Silencioso mostrou para alunos da Escola Municipal Joviniano de Almeida Rodas, localizada no bairro do Barro Vermelho, a correlação entre a arte de escrever livros e a imprensa alagoana.

Mas foi traçando um paralelo com sua obra – vencedora do Alagoas em Cena de 2006 e lançada nos festivais de cinema de Gramado, em 2007, e do Recife, em 2008 – que o escritor contagiou os estudantes presentes na sala de aula. Ao contar as aventuras de personagens como Xié – moleque cheio de travessuras que passeia pela obra mostrando diversas peripécias –, Carlos Nealdo dos Santos arrancou risos dos alunos (todos na faixa etária da personagem-moleque de O Pianista do Silencioso.

Ambientado no sertão Pernambucano do início do século XX, o livro conta a história de um tocador de piano num cinema em Rio Branco (atual município de Arcoverde). Misturando ficção e realidade, a obra que se passa entre os anos de 1917 e 1934 aborda temas como a Primeira Guerra Mundial, Cangaço, Gripe de 1918 e Revolução de 1930. Apesar de se passar em terras pernambucanas, o livro traz muito da cultura alagoana, quer seja nas danças de reisado ou na banda de pífano Esquenta Muié, uma homenagem à banda do mesmo nome criada pelo maestro Zé Cícero há quase 30 anos.

Foram as peripécias de Xié envolvendo a banda de pífano, aliás, que chamaram mais atenção do público presente – com faixa etária entre os 12 e 17 anos. Com isso, o que deveria ter sido apenas uma palestra, acabou se transformando em duas, uma vez que direção da escola quis repetir a dose com outra turma. “Isso mostra o quanto a literatura é fascinante e consegue despertar interesse de todo o público”, ressaltou o jornalista, que também participou de sessão de autógrafo na Tenda dos Autores, um espaço criado especialmente para que escritores alagoanos divulguem suas obras.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário