O Sport precisava de uma vitória convincente para mostrar, de uma vez por todas, que cresceu na Série B. Após a vitória por 4×1 sobre o São Caetano, na estreia de Marcelinho Paraíba, o time rubro-negro vinha alternando bons e maus momentos. Neste sábado, veio um grande trunfo. A equipe mostrou um futebol compacto, garra e, pela primeira vez na história dos confrontos diante da Portuguesa, venceu o time paulista no Canindé. E o que é melhor: de virada, por 2×1, gols marcados por Ciro e Wilson. Tiago Gomes fez para a Lusa. Com o resultado, o Leão chega aos 27 pontos, como queria o técnico Geninho. O atacante Ciro foi eleito, pelos internautas, o craque da partida.
O time rubro-negro até que mostrou uma postura ofensiva surpreendente no início da partida. Com o volante Tóbi fazendo o papel de terceiro zagueiro, os laterais Renato e Dutra tiveram mais liberdade e confiança para atacar. Como a Lusa também queria jogar, o Sport teve espaço para atacar. No entanto, o único lance de perigo do Sport foi um chute rasteiro de Ciro quie o goleiro Weverton fez a defesa.
A Portuguesa encontrou dificuldades nos minutos iniciais. Primeiro porque não esperava a opostura tão ofensiva do Sport e, segundo, porque também errou muitos passes. A primeira grande chance só aconteceu aos 30 minutos, quando Dodô entrou livre e bateu forte. Magrão fez grande defesa.
Mas naquele momento a Portuguesa já tinha mais domínio da bola, já não deixava o Sport sair para o ataque e Magrão começou a trabalhar. Até que, aos 38 minutos, após cruzamento de Fabrício da esquerda, Tiago Gomes sobe sozinho e cabeceia forte, desta vez não deu para o goleiro rubro-negro.
No segundo tempo, o técnico Geninho abriu mão do seu esquema predileto: o 3-5-2. Ele tirou Montoya e escalou o meia Fabrício. A equipe ficou mais solta e, assim como no primeiro tempo, voltou a ir ao ataque. No entanto, desta vez, foi mais eficiente. Aos 14 minutos, Fabrício tocou para Ciro dentro da grande área. O atacante bateu cruzado, à direita do goleiro Weverton.
O gol deu confiança para que o Sport continuasse buscando o ataque. Compacto na defesa, o Leão não deu brechas à Lusa e foi à frente, tocando a bola com objetividade. Aos 23 minutos, Daniel Paulista arriscou de fora da área, a bola bateu no travessão e sobrou para Wilson, que bateu bonito, sem chances para o goleiro da Lusa.
Com a vantagem no placar, o Leão tomou a postura correta: esperou a Lusa vir ao ataque para tentar explorar os contra-ataques. O time até que teve espaços para isso, no entanto, Marcelinho Paraíba e Ciro cometeram erros capitais no último passe. A Portuguesa também chegou a criar chances, mas quando não pecou nas finalizações, esbarrou nas defesas seguras de Magrão.
Enfim, um grande resultado para o Sport, que volta a campo na próxima terça-feira, às 16h, na Ilha do Retiro, para enfrentar o Brasiliense, na abertura do returno da Série B. Já a Portuguesa encara o Vila Nova, fora de casa, no mesmo dia e horário.
jconline.com.br