O pesquisador Carlos Alberto da Silva, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), vai ministrar o minicurso “Boas práticas em piscicultura” dentro da programação do IV Seminário Alagoano de Piscicultura e o V Seminário Alagoano de Maricultura, que acontecem em Maceió, de 8 a 10 de setembro.
Com quatro horas de instrução, o minicurso será realizado na tarde do dia 8, e abordará as práticas mais eficazes para sustentabilidade dos sistemas de produção de peixes. “Daremos enfoque às cadeias do tambaqui e da tilápia, discutindo técnicas de manejo com a menor emissão possível de impactos negativos ao meio ambiente”, disse Carlos Alberto.
O evento é uma ação do Arranjo Produtivo Local Piscicultura Delta do São Francisco, que faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan/AL) e Sebrae, e do projeto Ostras de Alagoas.
Ao todo, seis minicursos compõem a programação dos eventos, além de palestras e apresentações de trabalhos científicos sobre temas relevantes à consolidação da aquicultura aliada à preservação ambiental e à sustentabilidade. Os organizadores esperam receber cerca de 500 participantes, entre técnicos em extensão, produtores, estudantes de engenharia de pesca, zootecnia e áreas afins.