Na celebração da Emancipação Política de Alagoas, outra batalha marca o dia 16 de setembro: a luta contra a exclusão digital no Estado. Nesta quinta-feira (16), o Dia da Emancipação Digital de Alagoas vai encher o Espaço Linda Mascarenhas com oficinas, conversas, música e arte, em um ambiente plugado na internet. As atividades, que são gratuitas, começam às 14h e seguem até a noite, quando o show do Projeto Sonho encerrará o evento.
Os lançamentos do portal DeRepente e do concurso de vídeo Na Real prometem conquistar a atenção de estudantes e profissionais conectados à rede. Durante a tarde, palestras e oficinas sobre a criação de conteúdo colaborativo na web contarão com os consultores Pedro Markun e Daniela Silva, do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital de São Paulo; da blogueira maceioense Kaká Marinho; e do coordenador do programa Alagoas no Mapa, Thiago Ávila.
À noite, a programação cultural fica por conta de DJs, do grupo de Hip Hop Ação Real – que vai encarar um duelo com o repentista João de Lima, e do som instrumental post-rock do Projeto Sonho. Performances da Associação Artística Saudáveis Subversivos e vídeoartistas completam a festa. A programação será transmitida por sites e redes sociais como blogs e o Twitter.
O evento faz parte do programa Alagoas no Mapa, que tem como missão colocar o Estado no mapa do desenvolvimento digital, e é encabeçado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), Companhia de Empreendimentos, Intermediação e Parcerias de Alagoas (Cepal) e Instituto de Tecnologia de Informática e Informação do Estado (Itec). A realização conta, ainda, com o apoio do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).
DeRepente – Com foco na inclusão digital e no uso colaborativo da Internet para o desenvolvimento do indivíduo e do Estado, o www.derepente.org é apenas a primeira fase de um projeto maior. A página permitirá que o usuário aprenda, crie e compartilhe conteúdos digitais em vídeo, áudio, imagem e texto. Tudo através de ferramentas online que possibilitarão crescimento e trabalho aos alagoanos.
O portal será a página inicial dos pontos de acesso público à Internet, como lan houses, telecentros e laboratórios de informática de escolas públicas. Na segunda etapa do projeto, serão inaugurados os “centrões” de inclusão digital, onde a população terá acesso à rede e poderá participar de cursos presenciais.
“Os centrões vão funcionar como faróis de iluminação digital em localidades menos favorecidas, pois também disponibilizará Internet Wifi dentro do raio de 1 km”, explicou o coordenador Thiago Ávila.
O consultor Pedro Markun ressalta que o projeto proporciona oportunidades e mais interatividade aos usuários. “Será um dia para disseminar a Cultura Digital em Alagoas. É um grande convite a transformarmos o Estado através do mundo virtual”, afirmou.
Os assistentes às oficinas receberão certificados de participação. As inscrições para o evento podem ser feitas através do http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dF9vbTlKNV82aUdZc3dFdkFOdzM2VEE6MQ. O Espaço Linda Mascarenhas fica localizado na Avenida Fernandes Lima, dentro do complexo CEAGB.