‘Só entrei contra Heloísa porque não achei nada contra os outros’

Alagoas24horasCandidato Afonso Lacerda explica posição a respeito de Heloísa Helena

Candidato Afonso Lacerda explica posição a respeito de Heloísa Helena

O candidato ao Senado Federal pelo pequeno PRTB, Afonso Lacerda, disse – em entrevista à imprensa, após ser sabatinado na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas – que só entrou com ação para tentar impugnar a candidatura da adversária Heloísa Helena (PSOL) porque “não havia achado nada que dispusesse contra os outros candidatos”. Lacerda diz que o ataque a Heloísa Helena se dá porque há “fatos contra ela”.

“Eu tenho experiência de 34 anos no Senado Federal, como funcionário e tenho vocação política. Fui preso e espancado durante a revolução militar. O que me deixa triste é dizer que eu sou ‘laranja’. Nunca agredi ninguém e se entrei com a ação contra a Heloísa Helena é porque havia fatos”, disse ainda. Afonso Lacerda ainda afirmou que a vítima no embate com Heloísa Helena é ele.

“Eu estou sendo acusado de chamar a candidata de ‘vagabunda’. Tenho todas as minhas gravações, eu nunca fiz isto. Nunca agredi ninguém com palavras de baixo-calão. Ela que teve um processo administrativo. Ela deve a Receita Federal e isto é fato. Fiz um levantamento contra todos os meus adversários e só encontrei contra ela. É um direito meu a ação contra meus adversários”, disse ainda.

A ação que Afonso Lacerda fala foi apreciada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, que concluiu que o candidato do PRTB agiu de “má-fé”. Desde então, Lacerda e Heloísa Helena vivem um embate no pleito. Em um debate, a candidata do PSOL se recusou a dar a mão a Lacerda e cumprimentá-lo. O candidato do PRTB usou esta imagem por sucessivas vezes no guia eleitoral.

Ao falar que não achou nada contra os demais adversários, Afonso Lacerda foi questionado se tinha pesquisado com afinco a vida dos demais postulantes ao cargo de Senado Federal, já que Renan Calheiros (PMDB) também já havia sido citado em escândalos quando presidente daquela Casa. “Eu não encontrei nenhuma condenação contra Renan Calheiros, nem contra os outros. Eu falo de fatos. Ela (Heloísa Helena) me atingiu quando me chamava de laranja. Ela é que tenta me desmoralizar”.

Indagado se teria a mesma disposição contra outro candidato do pleito, caso encontrasse uma condenação que permitisse a Lei Ficha Limpa, Lacerda emendou: “Claro, eu não sou laranja. Estou aqui disputando. Poderia ser o Renan Calheiros, caso existisse uma condenação contra ele. Eu não tenho sequer acesso à Renan Calheiros. Quando eu me aposentei, ele tava entrando no Senado. Só o conheço por meio da televisão e de alguns poucos contatos no Senado Federal”, frisou.

Questionado sobre o que acha dos partidos pequenos que são usados como laranjas nas eleições, Lacerda disse que é uma prática que precisa ser combatida. “Precisamos mudar o mecanismo. Precisamos aperfeiçoar os critérios para a participação dos nanicos. Sei que alguns são usados. Eu defendo um estudo mais aprimorado”.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário