O aluno do 10º período do curso de Odontologia, do Centro Universitário CESMAC, Thiago Correia Barbosa Lemos, será o representante brasileiro no International Association for Dental Research. O evento odontológico irá reunir os melhores pesquisadores do mundo, para discutir as novidades científicas da área em San Diego, Califórnia (EUA), em março de 2011.
O estudante participou, no período de 9 a 12 de setembro, em Águas de Lindóia, São Paulo, da 27ª edição da Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), após passar por um rigoroso processo seletivo. Das 41 universidades do país com trabalhos inscritos para a categoria Programa Pesquisador Iniciante (PIO), apenas 20 tiveram a oportunidade de participar do evento. O trabalho do aluno Thiago Lemos ficou em 1º lugar, a frente da USP (2º lugar) e da Unicamp (3º lugar).
“Efeito da aplicação por 30 dias de tacrolimus sob a periodontie induzida em ratos”, foi o tema do trabalho apresentado pelo universitário para uma banca composta por três professores doutores. No último dia da atividade, a comissão organizadora da SBPqO divulgou a relação dos trabalhos premiados em todas as categorias, que contemplavam cerca de 2 mil pesquisas. “O estudo desenvolvido pelo Thiago foi muito elogiado na Reunião. Alunos e professores de todo o Brasil ficaram impressionados com a abordagem do trabalho”, destacou o orientador da pesquisa, professor mestre Alexandre Penteado.
O trabalho selecionado para representar o Brasil no IADR foi desenvolvido pelo graduando para o Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC) do CESMAC, vinculado ao Núcleo de Programas de Pesquisa da IES. “O que nos deixa ainda mais felizes em ter a Instituição representando o Brasil nesse evento, é por se tratar de uma unidade de ensino do Nordeste. Sabemos que as pesquisas desenvolvidas aqui na região ainda têm pouca visibilidade nacionalmente. Agora, é o CESMAC e Alagoas levando o nome do Brasil para o mundo”, enfatizou o professor.
“Estou emocionado por ter conseguido essa vitória, que irá influenciar qualitativamente na minha formação acadêmica, pois estou tendo a oportunidade de trocar experiências com as maiores referências da minha área. É uma honra ser representante do Brasil em um evento de grande porte como esse”, afirmou Thiago Lemos.
Publicação
Os mais de 2 mil trabalhos inscritos para apresentação de trabalho na SBPqO tiveram resumos publicados na Brazilian Oral Research, uma das revistas científicas mais importantes da área. Os trabalhos também podem ser conferidos no endereço eletrônico www.sbpqo.org.br.
O estudo
O objetivo do estudo foi investigar o efeito da aplicação por 30 dias de tacrolimus (medicação que modula a resposta imunológica do hospedeiro, considerada como alternativa de terapia à doença periodontal – DP) sob a periodontite induzida em ratos. Após a submissão de dez animais aos tratamentos, a pesquisa concluiu que o tacrolimus usado no período proposto na pesquisa, não apresentou efeito protetor ou agravante sob a perda óssea alveolar em periodontite induzida em ratos. “As pessoas têm o hábito de acreditar que uma pesquisa deve apresentar resultados inovadores, que revolucionem determinado assunto médico. Mas o princípio inicial de um estudo, parte do desejo de confirmar ou rejeitar determinado pressuposto, e isso também é importante para a ciência”, explicou o professor.
O trabalho desenvolvido para o PSIC/CESMAC contou ainda com colaboração da aluna Gilmara Medeiros Lucina e com a co-orientação do professor Marcílio Otávio Brandão Peixoto, e foi desenvolvido para a vigência 2009/2010 do Programa.