Nova adutora vai encerrar rodízio de água

O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), assina, neste domingo (19), ordem de serviço para executar a obra de Ampliação e Reforço no Sistema de Adução de Água Tratada para os municípios de Major Isidoro e Cacimbinhas. A assinatura será realizada pelo governador do Estado em exercício, José Wanderley Neto, e pelo titular da Seinfra, Fernando Nunes, às 8h, em Cacimbinhas.

Os dois municípios são atendidos pelo Sistema Coletivo de Abastecimento de Água da Bacia Leiteira, projetado em 1964 para atender a apenas sete municípios. Mas, ao longo dos anos, novas sub-adutoras foram interligadas ao Sistema da Bacia Leiteira, que atende hoje 18 municípios do Sertão Alagoano, como explica a superintendente de Política de Saneamento da Seinfra, Ana Catarina Lopes.

“Com isso, o Sistema apresenta déficit no serviço oferecido, originando um rodízio no abastecimento. Para se ter ideia, em algumas localidades, os moradores passam até uma semana sem receber água em casa. O governo estadual percebeu o drama vivido pelos municípios e inicia agora essa importante obra“, diz Ana Catarina Lopes.

Segundo a superintendente, serão construídos 26 quilômetros de rede adutora, ampliando e reforçando o Sistema de Adução de Água Tratada para os municípios de Major Isidoro e Cacimbinhas. A obra está orçada em R$ 10,6 milhões e será executada com recursos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e contrapartida do governo estadual. Quando estiver concluído, o sistema será operacionalizado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Fonte: Assessoria Seinfra

Veja Mais

Deixe um comentário