Cineteatro Paripueira leva cinema de graça nesta quarta

DivulgaçãoDivulgação

A Associação Comunitária e Beneficente Vila Ana Maria (ABEVILA), ONG localizada na cidade de Paripueira, no litoral norte de Alagoas, próximo a Maceió, iniciará as atividades do projeto Cineteatro Paripueira que realizará semanalmente uma sessão de cinema gratuitamente no Paripueira Praia Clube. A primeira sessão será nesta quarta (22) com início previsto para às 19h, com o filme nacional Besouro, mas a partir da próxima semana as sessões ocorrerão sempre aos domingos.

A ABEVILA, que também é um ponto de cultura (Casa da Cultura de Paripueira) foi uma das selecionadas de Alagoas no edital Cine Mais Cultura oferecido pelo Ministério da Cultura, com acompanhamento da Secretaria de Estado da Cultura, com a iniciativa do Cineteatro Paripueira. O edital é fruto de uma parceria entre a Sociedade Amigos da Cinemateca – SAC, com o Ministério da Cultura, para realização de ações do “PROGRAMA MAIS CULTURA” e tem por objetivo deste o apoio às atividades regulares de exibição audiovisual sem fins lucrativos bem como o incentivo ao surgimento e a consolidação de iniciativas de mesma natureza, como a formação de cineclubes.

O Cineteatro Paripueira pretende levar à população, além do cinema, muitas outras manifestações artísticas como o teatro, dança e a música. “É uma forma de aproximarmos a população de Paripueira desta produção cultural que vivemos, principalmente à produção de vídeos, documentários, espetáculos de dança, música ou teatro que tanto cresce em Alagoas”, explicou um dos coordenadores do projeto Juan Maurer.

Os filmes exibidos terão que ser obrigatoriamente de no mínimo 60% nacionais e muitos destes são fornecidos pela Programadora Brasil que é um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, desenvolvido por meio da Cinemateca Brasileira e do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv). Seu objetivo é a disponibilização de filmes e vídeos para pontos de exibição audiovisual (escolas, universidades, cineclubes, centros culturais, pontos de cultura) de circuitos não-comerciais para promover o encontro do público com o cinema brasileiro. Uma ação para formar platéias, fomentar o pensamento crítico em torno da produção nacional, contribuindo com a formação intelectual, social e cultural dos brasileiros. E, em paralelo, para fortalecer iniciativas de difusão cultural similares e/ou complementares à Programadora Brasil.

Desde o seu lançamento em fevereiro de 2007, a Programadora já disponibilizou 494 filmes e vídeos de todos os cantos do país, organizados em 154 programas (DVDs), contendo encartes, valorizando a diversidade e as informações sobre o cinema brasileiro. Um catálogo que tem como destaque programas com conteúdo destinado a todas as faixas etárias e a qualquer perfil de público. São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros (Animação, Documentário, Experimental e Ficção), que apresentam histórias do imaginário brasileiro e dos seus autores e também histórias que mostram a nossa realidade em seus diversos aspectos.

O filme desta semana será Besouro.

Fonte: Keyler Simões

Veja Mais

Deixe um comentário