Encontro em Maragogi vai gerar projetos de desenvolvimento

Agência AlagoasDecisões do encontro devem potencializar belezas naturais da região

Decisões do encontro devem potencializar belezas naturais da região

Como parte dos trabalhos que culminarão no Seminário Internacional Master Eco-Polis Alagoas, a partir desta quarta-feira (22) em Maragogi, já estão sendo viabilizadas parcerias com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento de dois projetos de melhoramento da região da Costa dos Corais. O evento, que segue até o dia 24 no Hotel Salinas, gira em torno do desenvolvimento estratégico e integrado da região norte do litoral alagoano.

Durante os três dias do encontro, especialistas da Universidade de Ferrara, na Itália, participarão de mesas de trabalho com técnicos, professores e alunos de universidades alagoanas e do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), além de convidados do Paraná, Chile e Argentina. Na pauta, ideias que garantam a sustentabilidade dos oito municípios da região, dentro de um Plano de Gestão Integrada do Arranjo Produtivo Local (APL) da Costa dos Corais.

O incremento no turismo será o produto final de todo esse trabalho, segundo a superintendente de Desenvolvimento e Inovação da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), Alyne Vieira. “O Plano integrará ações em áreas diversas, como infraestrutura, comércio, patrimônio cultural, agricultura, entre outras. Temos que pensar o turismo fora de temporada”, explica.

A superintendente chama a atenção para a necessidade de abrir possibilidades aos trabalhadores de atividades sazonais – como a pesca, por exemplo – durante a baixa temporada. Outro ponto a ser tratado são as necessidades particulares de cada cidade litorânea. “As balsas que faziam o transporte entre a Barra de Santo Antônio e a Ilha da Crôa foram extintas com a construção da ponte. Para onde foram esses trabalhadores? E os canoeiros? Problemas como esse serão avaliados no seminário”, exemplifica Alyne.

Para o secretário de Estado do Planejamento e do Orçamento, Sérgio Moreira, o evento é uma “possibilidade real de interação entre uma região italiana exitosa [a Emília-Romana], que conseguiu desenvolver seu litoral com respeito ao meio ambiente e valorização da população local”.

Ao final do evento, as propostas nascidas dos grupos vão ser reunidas em uma agenda estratégica de trabalho. O seminário é uma das atividades do último módulo da especialização internacional Master Eco-Polis – equivalente ao nível de mestrado profissionalizante no Brasil – em Políticas Ambientais e Territoriais pela Sustentabilidade e Desenvolvimento Local. Até outubro, uma turma de italianos, chilenos e brasileiros, dentre eles alguns alagoanos, que cursam o master em Ferrara, na Itália, estará tendo aulas em Alagoas.

Ambas as realizações fazem parte das ações do APL Costa dos Corais, que integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) coordenado pela Seplan, em conjunto com o Sebrae/AL. Mais informações e a programação completa podem ser conferidas no blog do evento: www.masterecopolis-al.blogspot.com.

Projetos engatados – Um dos projetos que já estão sendo elaborados dentro do Plano de Gestão Integrada está voltado para a capacitação das cooperativas de agricultura, enquanto o segundo visa à conservação dos bancos de corais da região.

Os dois foram idealizados por Roberta Trovarelli, da associação de cooperativas italiana LegaCoop. Alyne Vieira, da Seplan, aponta a possibilidade de financiamento junto à União Europeia (EU) e ao Banco Mundial. “Esses contatos vão ser feitos durante o seminário, em Maragogi”, conclui.

Fonte: Luciana Buarque

Veja Mais

Deixe um comentário