Estado anuncia audiometria e equoterapia na Adefal

Ascom/SesauEquipamentos foram entregues na Adefal

Equipamentos foram entregues na Adefal

A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) deve contar com os serviços de audiometria e equoterapia nos próximos meses. O anúncio foi feito nesta terça-feira (21), pela secretária adjunta de Estado da Saúde, Júlia Levino, durante as comemorações alusivas ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.

Segundo Júlia Levino, o aparelho de audiometria já foi adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e os técnicos que irão operacionalizá-lo serão treinados nesta quinta-feira (23). A partir de então, o atendimento será iniciado, a exemplo do que irá ocorrer também na Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), que também foi contemplada com um audiômetro.

Já quanto à equoterapia, um processo está tramitando na Sesau para garantir o convênio que será firmado com a Adefal. “Ele será submetido à Procuradoria Geral do Estado (PGE), que irá atestar a viabilidade técnica para a celebração do convênio, diante da demanda reprimida de pacientes que necessitam desta modalidade de reabilitação”, frisou Júlia Levino.

A Equoterapia ou equitação terapêutica é um método terapêutico e educacional que usa o cavalo nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. De acordo com estudos realizados pela Associação Brasileira de Equoterapia, o método vem proporcionando excelentes resultados no que diz respeito à aprendizagem, memorização, concentração, cooperação, socialização, organização do esquema corporal, além de estimular o equilíbrio e regular o tônus muscular.

Acompanhada do presidente da Adefal, Luiz Carlos Santana, a secretária adjunta visitou os 17 atletas que participaram das Para-Olimpíadas, realizadas de 06 a 12 de setembro, em São Paulo (SP). Ela evidenciou o trabalho sério que a instituição vem realizando para integrar e sociabilizar as pessoas com deficiência física em Alagoas. “Sabemos que o esporte representa um mecanismo de integração social e a Adefal consegue trazer esperança a quem nasceu com alguma deficiência ou a adquiriu ao longo da vida”, salientou.

No encerramento das comemorações, o presidente da entidade fez a entrega de um documento contendo propostas para aprimorar ainda mais o atendimento às pessoas com deficiência. “Entre as propostas apresentadas ressaltamos a prioridade para um trabalho integrado, que prime pela interdisciplinaridade, onde sejam focadas a prevenção, a reabilitação, ações educativas, e a geração de emprego e renda, além da acessibilidade”, enumerou.

Fonte: Ascom/Adefal

Veja Mais

Deixe um comentário