Comandante pretende mudar estrutura da Polícia Militar

Ailton Cruz/Agência AlagoasCoronel Dário César, comandante da Polícia Militar de Alagoas

Coronel Dário César, comandante da Polícia Militar de Alagoas

Numa reunião que ocorrerá amanhã (23) no salão de despachos do Palácio Floriano Peixoto, o comandante-geral da PM, coronel Dário César irá mostrar ao Conselho Estadual de Segurança as sugestões de mudança estrutural da corporação.

A atual estrutura, considerada arcaica pelo atual comando, está embasada nas legislações da PM e principalmente na Lei de Organização Básica da corporação. “É uma estrutura que deixa a instituição ‘engessada’, lenta, sem muita dinamicidade”, salientou o coronel Dário César.

Para o modelo de uma nova Polícia Militar, o comandante propõe, entre outras mudanças, um desdobramento mais adequado de áreas dos batalhões, a exemplo do 3º BPM, que passaria a ficar responsável somente pelo policiamento de Arapiraca e de cidades circunvizinhas e não mais pelos atuais 15 municípios, que fariam parte de outro batalhão ou companhia.

Outra mudança está na reformulação da Corregedoria da PM. O setor ficaria integralmente responsável pela elaboração e solução de sindicâncias e inquéritos policiais, estando os oficiais que trabalham nas ruas somente focados na atividade fim de segurança pública.

As alterações propostas ainda permeiam o emprego de alguns batalhões especializados no policiamento ostensivo, reformulação no Estado Maior Geral da corporação e o fim do emprego de policiais militares na segurança de prédios públicos, que ficaria com a responsabilidade de militares da reserva para integrar a guarda patrimonial.

“Todas essas mudanças visam tornar a PM mais célere e mais eficiente na atividade de segurança pública. A ideia de focar a administração da instituição em torno de uma linha empresarial dará certamente um retorno mais imediato à sociedade”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar.

Na reunião com os membros do Conselho Estadual de Segurança, presidida pelo procurador da República Delson Lyra, Dário terá o acompanhamento do subcomandante da PM, coronel Luciano Silva e de oficiais superiores que ocupam cargos estratégicos na corporação. A reunião será iniciada às 9 horas. Após a apreciação do Conselho as mudanças devem seguir para a Assembleia Legislativa Estadual.

Fonte: Nicollas Albuquerque/Assessoria PM

Veja Mais

Deixe um comentário