DE SÃO PAULO
Pivô da demissão do técnico Dorival Júnior, o atacante Neymar marcou um gol, desperdiçou duas grandes oportunidades e viu o Santos perder para o Corinthians por 3 a 2, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Neymar retornou ao time santista após ser afastado do jogo contra o Guarani no último domingo. A jovem promessa santista foi punido por xingar Dorival Júnior e o capitão do time, Edu Dracena, na última quarta-feira, quando o Santos venceu o Atlético-GO por 4 a 2.
Neymar também estava fora da lista dos convocados para o clássico contra o Corinthians. No entanto, insatisfeita com a decisão de Dorival Júnior, a diretoria do clube da Vila Belmiro decidiu demitir o treinador e reintegrar Neymar. Com uma atuação discreta, o jogador não ajudou o Santos conquistar os três pontos e se aproximar da ponta da tabela.
Com a derrota, o Santos está na sétima colocação com 35 pontos –12 a menos do que o próprio Corinthians, que ocupa a liderança da competição. Caso empatasse, o time de Parque São Jorge poderia ser ultrapassado pelo Fluminense, terceiro colocado, que soma 42 pontos. O time carioca entra em campo nesta quinta-feira, quando recebe o Atlético-MG.
Com a vitória sobre o Ceará por 2 a 0, nesta quarta-feira, o Cruzeiro assumiu a vice-liderança, com 44 pontos.
Neymarn volta ao Santos depois da demissão de Dorival
Santos e Corinthians entraram em campo desfalcados. Do lado santista, a equipe não teve o zagueiro e capitão Edu Dracena, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, além do atacante Keirrison e do volante Rodriguinho, machucados, e Paulo Henrique Ganso, que só retorna aos gramados em 2011.
Com os desfalques, o técnico interino santista, Marcelo Martelote, escalou Bruno Aguiar na defesa ao lado de Durval. Pará e Léo atuaram nas laterais. O meio de campo teve Arouca, Danilo, Alex Sandro e Marquinhos. Marcel e Neymar formaram a dupla de ataque.
Já o Corinthians não teve em campo o zagueiro Chicão, o volantes Ralf e os atacantes Ronaldo e Dentinho, todos lesionados. O outro desfalque foi o volante Paulinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Ronaldo, que ainda se recupera de contusão, completou 34 anos nesta quarta-feira.
Sem Chicão, o treinador Adilson Batista manteve Paulo André. A defesa ainda foi formada pelo zagueiro William e os laterais Alessandro e Roberto Carlos. No meio de campo, Boquita ficou com a vaga do titular Ralf e atuou no setor ao lado de Jucilei, Elias e Bruno César. O ataque teve a dupla Jorge Henrique e Iarley.
O jogo
O primeiro tempo foi bastante movimentado na Vila Belmiro. Logo no primeiro minuto, Marquinhos cobrou escanteio e a bola sobrou para Durval, que chutou forte e abriu o placar: 1 a 0.
No entanto, o Corinthians não se abateu. Seis minutos depois, Jucilei fez grande jogada individual e enfiou para Iarley, que finalizou cruzado e deixou tudo igual: 1 a 1.
Com o empate, o time de Parque São Jorge passou a controlar a partida. Aos 23min, Bruno César ganhou a dividida com Arouca e saiu na cara do gol. Ele tentou driblar Rafael, que saiu bem do gol e defendeu.
Se o Corinthians perdeu grande chance, o Santos aproveitou. Aos 26min, Marcel finalizou cruzado, Júlio César espalmou e Neymar, que estava sumido em campo, empurrou para o gol: 2 a 1.
Pouco depois, o time santista perde excelente chance. Marcel invade a área e a bola sobre para Neymar, que chuta e Júlio César faz grande defesa.
Antes de terminar a etapa inicial, Bruno César arranca com a bola e toca para Elias, que bate no canto e empata o jogo novamente.
No segundo tempo, o Santos voltou melhor. Aos 12min, Marcel cobrou falta e Júlio César espalmou. A bola ficou na pequena área com Neymar, que concluiu e o goleiro corintiano fez excelente defesa.
Com o objetivo de conquistar a vitória, os dois treinadores mexeram na equipe. No Corinthians, Adilson Batista coloca Moacir no lugar de Boquita e Danilo na vaga de Bruno Cesar. No Santos, Marcelo Martelote tirou Alex Sandro e optou pela entrada de Alan Patrick.
As modificações ajudaram o Corinthians. Aos 24min, Danilo recebeu na direita e cruza para Paulo André, livre, escorar para o gol e marcar o terceiro.
Perdendo a partida, o Santos se mandou para o ataque. Madson entrou na vaga de Marquinhos para ajudar a equipe no setor ofensivo. O time santista ainda tentou pressionar o Corinthians, mas não criou oportunidades claras para empatar.