O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho (Seter), assina nesta sexta-feira (24), um convênio com o Instituto Êpa, órgão especializado na qualificação profissional, que vai garantir a capacitação de 230 trabalhadores da construção civil no Estado. A assinatura do acordo será realizada na sede da Seter, às 10h, e contará com a presença da secretária do Estado do Trabalho, Nadja Baía, representantes do Instituto Êpa e a equipe técnica da secretaria.
Os cursos de capacitação, que englobam o PlanSeq da Construção Civil – oferecido para a qualificação profissional dos beneficiários do programa Bolsa Família – já serão iniciados na próxima terça-feira (28), a partir das 9h. As aulas acontecerão no prédio da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica (Suepro), da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, espaço destinado para a qualificação técnica profissional, localizado no Ceagb.
As turmas estão divididas em seis funções dentro da construção civil: eletricista; pintor; gesseiro; encanador; azulejista e reparador. O curso tem carga horária de 200 horas/aula, contando com o prazo de três meses para o seu término. Os investimentos são da ordem de R$ 172 mil, com recursos do governo federal e governo do Estado.
Para a secretária do Estado do Trabalho, Nadja Baía, a assinatura do convênio é mais uma ação que consolida a política exercida atualmente em Alagoas, que aposta na empregabilidade e na capacitação do trabalhador. “O Estado vem oferecendo instrumentos que possibilitam, cada vez mais, a inserção das pessoas no mercado de trabalho. Em qualquer área, um profissional qualificado precisa se capacitar para obter seu espaço”, pontua Nadja Baía.
A secretária afirma que essa iniciativa também serve como um importante fator de inclusão social para as pessoas, tendo em vista que o curso é voltado para cidadãos com baixa renda e que não necessariamente estão empregados. Para ela, alunos dos cursos sairão capacitados de tal maneira que os creditem a exercer suas funções de forma imediata dentro do mercado de trabalho da construção civil, setor que vive um crescimento constante e existe uma grande necessidade de se contar com mão de obra qualificada.
O Instituto – O Êpa – Espaço de Produção ao Desenvolvimento Sustentável – tem sede em Natal (RN) e, desde 2005, trabalha com a finalidade de apoiar e desenvolver ações para a defesa, manutenção e elevação da qualidade de vida do ser humano, por meio de atividades de educação profissional, como instrumento de políticas públicas na promoção do desenvolvimento local.