A polícia de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, investiga uma imagem postada em um site de relacionamentos de um menino de 9 anos segurando uma arma. A mãe da criança, a professora Marlene de Oliveira Siqueira, de 39 anos, localizou a foto e registrou um boletim de ocorrência em uma delegacia do município no dia 16 de agosto. “Eu estava vendo o Orkut dos meus filhos, bati o olho e vi uma foto de um filho meu. Ele estava com uma arma na mão, levei um susto. Ele só tem 9 anos”, contou a mãe.~
A foto, segundo ela, pode ter sido feita em junho, na casa da sogra de Marlene, onde as crianças ficam quando a professora está no trabalho. “Perguntei o que era [aquela imagem], meu filho explicou que a tia deu a arma na mão dele e disse que ia tirar uma foto”, contou. Segundo ela, o menino ficou abalado depois de descobrir que a imagem havia sido postada no site, com a palavra “procurado” em uma montagem. “Meu filho está abalado, não quer mais ir para a escola porque está com vergonha. Está todo atrapalhadinho emocionalmente.”
O delegado Eduardo Boigues Queroz investiga o caso e ouviu a cunhada de Marlene, suspeita de ser a responsável pela foto. “Ela disse que teve uma festa [na casa] e a arma estava lá havia muito tempo. O menino apareceu com a espingarda na mão, ela achou engraçado e tirou uma foto. Diz que tudo não passou de uma brincadeira”, afirmou o delegado, que ainda vai ouvir outras pessoas que estavam na residência nesse dia.
Ainda segundo ele, a cunhada afirmou que o pai da criança estava na casa durante a “brincadeira”. A professora negou. “Meu marido estava trabalhando, isso aconteceu em um dia de semana”, afirmou Marlene. O G1 procurou a tia da criança, que apenas afirmou que não foi ela quem postou a fotografia no Orkut. A mulher disse que não falará mais nada sobre o caso.
O delegado disse que o responsável pela imagem pode responder por posse irregular de arma de fogo – caso seja constatado que era uma espingarda verdadeira – e infrações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).