O Curso de Formação de Oficiais (CFO) para a Polícia Militar de Alagoas, cujo edital já está disponível nos sites da PM e da Copeve, exigirá dos candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mínimo categoria B.
Após três anos sem realização, o CFO abriu esse ano 30 novas vagas e volta a ser uma das opções para quem pretende ingressar na carreira.
O concurso será feito nos moldes do Processo Seletivo Seriado (PSS), por meio do vestibular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). De acordo com a Comissão Permanente de Vestibular da Ufal, as inscrições acontecerão de 23 de setembro a 13 de outubro (para os alunos de escolas particulares e demais candidatos em geral).
Segundo os critérios da Copeve, as inscrições para os alunos matriculados em escolas que possuem convênio de redução ou isenção de taxa foram encerradas no último dia 13.
Já as provas, serão aplicadas nos dias 28, 29, 30 de novembro e 1º de dezembro (redação). Após a aprovação no vestibular, os candidatos passarão por inspeção de saúde, avaliação psicológica, investigação social e exames físicos, todos de caráter eliminatório.
O CFO possibilita a ascensão profissional como oficial da PM. O aluno-cadete passa três anos no curso de formação em horário integral e nos finais de semana e depois de ser aspirante pode chegar ao posto de coronel, o último da corporação.
Os cadetes serão exigidos nas disciplinas jurídicas (direito administrativo, penal, processual penal, civil, militar, constitucional, entre outras), de técnica e táticas policiais, sociológicas, direitos humanos, gestão pública, planejamento estratégico, estatística, metodologia científica, psicologia, polícia comunitária e gerenciamento de crises, além de atividades físicas e práticas na área operacional das unidades policiais do Estado.
O cadete ainda deve apresentar trabalho monográfico. Durante o curso, os cadetes recebem uma bolsa de estudos no valor de R$ 1.346.98.