O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Dário César, confirmou – na manhã desta segunda-feira, dia 27 – que empregará todo o efetivo da corporação no próximo 3 de outubro, dia das eleições gerais. Na parte operacional, a PM contará com um efetivo de 7.479 homens.
De acordo com Dário César, 4.075 estarão na grande Maceió. Os demais serão enviados para o interior do Estado de Alagoas. Dário César colocou ainda que o uso do efetivo não desguarnecerá a população em relação às ocorrências do cotidiano, como possíveis roubos, assaltos e outros crimes.
“A Polícia Militar trabalhará normalmente, mas com o reforço em relação às ocorrências ligadas às eleições. Esperamos uma eleição tranquila em Alagoas”, frisou o coronel. Segundo ele, foi distribuída ainda uma cartilha com orientações em relação aos procedimentos para todos os policiais da corporação.
“Faremos um trabalho com seriedade, independência e isenção para dar tranquilidade à população, para que esta possa exercer seu direito de votar e escolher seus representantes. Quanto ao crime, em qualquer lugar que ocorra, a PM estará pronta para agir”, garantiu o comandante.
Os policiais militares que serão enviados para o interior já viajam na sexta-feira, dia 1º de outubro. Para as “orientações finais” – como denominou o próprio Dário César – o comandante se reuniu, na manhã de hoje, com a tropa e comandantes de batalhões. “O plano já está pronto e já foi apresentado para o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas. As escalas também já foram publicadas em boletins. Este encontro de hoje é só uma orientação final em relação a tudo que já está acordado”.
Segundo Dário César, a tropa da PM será dividida conforme as necessidades dos municípios. “Não temos histórico de grandes problemas no dia das eleições. Durante o período de pré-eleição já realizamos atividades no sentido de minimizar o número de ocorrências, como se pode observar. Estamos ainda trabalhando em parceria com a Polícia Federal, Força Nacional e outros órgãos”.
O comandante destacou ainda que o trabalho em parceria possibilita um mapa em que já se localiza nas regiões mais “críticas”. “Estamos todos imbuídos do propósito de oferecer segurança para a sociedade”, colocou. Para as ações realizadas no dia, a PM contará com 550 viaturas. Dário César ainda chamou a atenção para os municípios de Branquinha e Santana do Mundaú, cidades atingidas pelas enchentes ocorridas em junho.
Por conta da situação dos prédios públicos, os locais de votação – nestes dois municípios citados – funcionarão em acampamentos. “Para garantir a tranquilidade, em virtude desta situação atípica, nós vamos trabalhar, nestas cidades, em conjunto com a Força Nacional”, frisou. Indagado se a operação para o dia das eleições teria a assinatura de Dário César, ele falou: “A PM é maior que Dário César e existe um planejamento que vamos respeitar. Todo efetivo será empregado em Alagoas”, concluiu.