Durante toda a tarde de hoje (28), a equipe de coordenação dos Correios responsável pela Operação Eleições 2010 estará reunida com representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) e chefes de cartórios eleitorais para a discussão dos últimos ajustes antes do pleito. O encontro está sendo realizado na sede administrativa dos Correios em Alagoas, situado no bairro do Farol.
A reunião aborda, entre outros assuntos, a apresentação de toda a logística operacional dos Correios aos agentes da Justiça Eleitoral; a tratativa para a disposição de, ao menos, um posto de serviço (com engarregados e instalações) em cada sede de zona eleitoral, com intuito de oferecer celeridade na resolução de eventuais problemas durante a execução dos serviços; e a indicação de preposto, a quem a fiscalização dirigir-se-á para resolver questões vinculadas à execução dos trabalhos. Além disso, os Correios explanam sobre seu sistema interno próprio para acompanhamento e divulgação do andamento da operação em tempo integral.
Cerca de 70 pessoas estão presentes à reunião que foi aberta com o pronunciamento do diretor adjunto dos Correios, José Carlos da Silva Jr., salientando a importância da participação da empresa nesse processo e todo o esforço dispendido. "Estamos totalmente empenhados para o sucesso dessa operação. Temos know-how suficientes e condições imediatas de executar com qualidade necessária todos os trabalhos, com a certeza de que nenhuma anormalidade acontecerá", ressaltou.
Operação Eleições 2010
Os Correios receberam a missão de viabilizar a coleta e a distribuição das urnas e disquetes referentes ao pleito eleitoral deste ano. Em números gerais, serão 1.306 urnas para 281 locais de votação em Maceió e 4.344 para 687 locais de votação que deverão funcionar no interior alagoano. Ao todo, 5.650 secções eleitorais. O material será entregue em todo o Estado, no sábado que antecede à disputa (02/10) e recolhido ao final da votação, no domingo.
Esta, sem dúvida, é a maior operação logística dos Correios em Alagoas, neste ano, e a mais importante. Mais de 600 colaboradores participarão das atividades, em 250 veículos de pequeno, médio e grande porte, além de uma base que será montada para acompanhamento de cada etapa de coleta, armazenamento, distribuição e recolhimento das urnas e disquetes – de maneira inviolável. Essa é a quinta eleição em que Alagoas conta com a participação dos Correios, incluindo um plebiscito.