Coruripe lança programa de apoio à saúde do idoso

Ascom/CoruripeAscom/Coruripe

“Por um atendimento melhor”. Este é o nome do projeto piloto desenvolvido pela coordenadora de Vigilância em Saúde, Andressa Christiane, e a nutricionista, Maria Risoneide, funcionárias da Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe. O projeto inicial foi lançado nesta terça-feira (28), para os idosos de Santa Terezinha, na Pindorama.

A população idosa de Coruripe corresponde a 3.719 idosos, que representa 7% da população, sendo, 1.715 homens e 2.004 mulheres. De acordo com o secretário de Saúde, Djalma Brêda, os profissionais do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf) estão integrados na ação para inserir o idoso na sociedade.

“O idoso necessita de atenção especial, muitos deles são abandonados, a nossa função é ajudá-los a superar traumas, doenças e melhorar a autoestima”, comentou.

“A ociosidade gera o sedentarismo e as doenças que atinge a idade, como a hipertensão e o diabetes. O projeto visa reduzir o adoecimento por meio de atividades de lazer, acompanhamento nutricional e visita mensal na nossa área de teste”, destacou Andressa Christiane.

Para a psicóloga Maria Carolina, o trabalho será de suma importância para reduzir os números de idosos doentes. “Quando a equipe do Nasf visita os pacientes, vemos que muitos deles são carentes, no lado emocional. Eles precisam preencher o tempo com atividades que o valorize. Pequenas atitudes mudam o quadro de um paciente”, explicou.

O coordenador do Nasf, o médico Arnaldo Oliveira, informou que os idosos serão acompanhados por seis profissionais, sendo, as fisioterapeutas Marylane Lima e Paula Novaes; a psicóloga Maria Carolina; a assistente social Wildima Claudino; o educador físico Djalma Ferreira; e a nutricionista Maria Risoneide.

A partir deste projeto, os profissionais poderão adotar a iniciativa nos demais povoados. Informações no blog: nasfcoruripe. blogspot.com

Fonte: Ascom/Coruripe

Veja Mais

Deixe um comentário