Muita confusão, acusações e agressões na manhã desta quinta-feira, dia 30, no Presídio Baldomero Cavalcanti. Familiares de reeducandos, que estão na fila desde a madrugada, provocaram um tumulto após serem informadas do cancelamento da visita e estão sendo contidas com balas de borracha e spray de pimenta. A confusão ocorre um dia após a tentativa de fuga na manhã de ontem, quando houve disparos de arma de fogo dentro da unidade prisional.
Os familiares afirmam que não recebem qualquer informação sobre os presos e que ainda na noite de ontem o veículo do Instituto Médico Legal (IML) esteve no presídio supostamente para recolher um corpo, sem que nenhum familiar tivesse sido informado da morte de qualquer reeducando. As mulheres denunciam, ainda, que os presos teriam sido espancados. Viaturas da Polícia Militar se encontram no local.
Na manhã de ontem, reeducandos do módulo IV promovem um princípio de rebelião na unidade prisional. As informações apontam que os detentos estariam de posse de arma de fogo e teriam efetuado disparos contra a muralha do presídio, onde agentes penitenciários fazem a guarda externa da unidade.
Segundo a assessoria da Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp), quatro presos teriam tentado fugir do presídio e foram contidos por agentes penitenciários que faziam a guarda externa da unidade prisional. Os presos tentariam escalar a muralha, mas foram vistos pelos agentes. A tentativa de fuga foi registrada por volta das 11h.
De acordo com informações extraoficiais, o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) realiza uma revista no presídio.