Em decorrência de uma reforma no Setor de Coleta, a direção do Hemoal suspende o atendimento para captação de sangue neste sábado (2). No entanto, o órgão estará funcionando normalmente para processar e liberar o sangue aos hospitais e maternidades do Estado, além de atender aos hemofílicos, que necessitam receber as proteínas Fator VIII e IX, indispensáveis à coagulação do sangue.
Na próxima segunda-feira (4), o Hemoal volta a atender aos doadores voluntários de sangue, a fim de manter o estoque estabilizado. “Pedimos a compreensão dos voluntários que só podem comparecer ao Hemoal durante o sábado, mas estaremos realizando uma reforma para atender com mais qualidade e conforto, garantindo a nossa missão de ofertar sangue e hemocomponentes em quantidade e qualidade necessárias para os alagoanos”, frisou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.
O Hemoal está situado na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h ao meio dia. As doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na rua Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca.
Para se candidatar à doação de sangue se faz necessário estar em perfeito estado de saúde, ter no mínimo 18 anos de idade, pelo menos 50 kg e portar um documento de identificação com foto. O candidato também não pode ter contraído hepatite após os 10 anos; sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso de gestantes e lactentes é proibida a doação e para os que irão repetir o gesto de solidariedade, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.