Os números divulgados Instituto Gape de Pesquisa nesta sexta-feira, 1º, confirmam o que já era comentado nos bastidores políticos: o crescimento da campanha de Benedito de Lira (PP) para o Senado.
Lira aparece com 50% das intenções de votos, seguido por Renan Calheiros (PMDB), com 46% e Heloísa Helena (PSOL), com 34%.
Pesquisas encomendadas para consumo interno de partidos e coligações mostram que outros dois nomes podem surpreender nas eleições deste domingo, 3 de outubro: o do deputado estadual Rui Palmeira (PSDB), candidato a uma vaga na Câmara Federal, e o do ex-prefeito de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira, que concorre a uma vaga na Assembleia Legislativa de Alagoas.
Além de surgir nas pesquisas, Palmeira aparece constantemente em rodas de conversas na capital alagoana, como um nome praticamente de consenso para um voto consciente.
O candidato é considerado um dos mais atuantes na atual legislatura. Ao lado dos petistas Paulão e Judson Cabral, Palmeira teve um mandato combativo e foi uma das vozes a denunciar e cobrar providências em relação aos escândalos envolvendo a Casa de Tavares Bastos.
Já a força de Joãozinho Pereira, que pode ser um dos deputados estaduais mais votados, se concentra no interior do Estado. Assim como Rui Palmeira, o candidato que foi prefeito do município de Teotônio Vilela por duas gestões (2001 a 2004 e 2005 a 2008), vem de uma tradicional família política.