Presos provisórios votam em Alagoas

IgespPresos provisórios votaram no Cadeião

Presos provisórios votaram no Cadeião

A Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cadastraram 239 presos provisórios de Alagoas, destes 77 votaram durante toda a manhã deste domingo, 03. O número inicial se refere aos detentos que estavam aptos a votar (segundo a legislação eleitoral) e que, naquele momento foram considerados sub júdice, que ainda não foram condenados. Quatro seções eleitorais vão recolher os votos dos reeducandos, três na Casa de Detenção de Maceió e uma no Presídio Desembargador Luis de Oliveira Souza, em Arapiraca.

Um número significativo de reeducandos teve acesso ao título eleitoral, uma parte deles votou nesta eleição, esse resultado se deu devido às mudanças ocorridas desde o último dia do cadastramento até o dia da eleição. A previsão foi antecipada pelo ouvidor do Sistema Penitenciário, Marcos Antônio de Lima.

O número de presos provisórios é algo flutuante, de início tínhamos 239 e devido a vários fatores como alvarás de solturas e condenações, hoje tivemos aqui 77 presos, número considerável para exercer a cidadania, explicou o ouvidor.

Marcos Antônio de Lima lembrou que todas as providências administrativas foram tomadas para que os presos pudessem votar sem problemas, a prova disso foi o resultado positivo e satisfatório. Tudo foi planejado, todos os detalhes, além disso, providenciamos o transporte e a segurança necessária para a escolta dos eleitores até as urnas.

Três seções eleitorais foram instaladas na Casa de Detenção de Maceió (CDM), no Tabuleiro do Martins, e uma quarta no Presídio Desembargador Luis de Oliveira Souza, em Arapiraca. Cada seção teve três mesários, dois agentes penitenciários e um terceiro servidor de outra instituição.

José, nome fictício, foi o primeiro detento que depositou na urna sua esperança de mudança. " Fico feliz por estar exercendo este ato de cidadania, que pode ajudar não só a mim que estou aqui dentro, mas sim a toda minha família. Além disso, podemos provar que também somos cidadãos, mesmo estando presos", comemorou.

Pela primeira vez em Alagoas a democracia foi levada aos presídios, uma conquista. " Vemos como uma vitória, lutamos para conseguir esta novidade e conseguimos trazer para dentro dos presídios o direito do voto, declarou o Intendente Geral do Sistema penitenciário", Carlo Luna.

Para o Presídio Feminino Santa Luzia foram confeccionados pelo TRE 45 títulos eleitorais, votaram 15; para a Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, 12 documentos, sem votação; para o presídio de Segurança Média Professor Cyridião Durval, 25, 2 foram à urna; para a Casa de Detenção de Maceió, dos 97 32 votaram e para Presídio Desembargador Luís de Oliveira Souza, foram 60 títulos eleitorais e 27 votaram.

Fonte: Ascom Igesp

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário