A vereadora Heloísa Helena (PSOL) falou – na manhã de hoje, dia 5, durante sessão da Câmara Municipal de Maceió – sobre a derrota sofrida nas urnas, no último domingo, dia 3. Heloísa Helena concorreu a uma das vagas do Senado Federal e obteve 417.636 mil votos, o que corresponde a 16,60%.
Entretanto, não conseguiu se eleger. As duas vagas foram ocupadas por Renan Calheiros (PMDB) e Benedito de Lira (PP). De acordo com a vereadora, apesar da derrota nas urnas, ela sente-se “vitoriosa”. “Sinto-me vitoriosa por que não me rendi e não me vendi. Eu não participei de conluio algum”, frisou.
Heloísa Helena ainda complementou: “Eu prefiro as derrotas eleitorais às vitórias com as velhas formas de fazer política, roubando o dinheiro público”, destacou. A vereadora tem pelo menos mais dois anos de mandato na Câmara Municipal de Maceió. Depois disto, ela ainda “vai pensar em sua trajetória política”.
Indagada sobre o futuro, Heloísa Helena – um dos principais nomes do PSOL – frisou: “Eu quero pensar, mas pensar objetivamente e emocionalmente. Eu sei que a política é um bom meio de vida para quem é ladrão e mentiroso. Para quem é do bem e honesto é uma tarefa difícil de sempre nadar contra a corrente todos os dias”.
A vereadora foi questionada ainda sobre a possibilidade de abandonar as disputas eleitorais, mas negou a hipótese. “Todas as pessoas dignas que estão na política pensam em deixar. É natural. Mas, não vou dar este gosto aos meus adversários políticos. Não vou dar a eles esta dupla vitória. A gente tem que pensar no papel que a gente cumpre na sociedade”, avaliou Heloísa Helena.
Em relação a apoios no 2° turno, Heloísa Helena destacou que seria precipitado ela decidir alguma coisa antes das reuniões com o partido e conversa com eleitores dela. A senadora agradeceu os mais de 400 mil votos e salientou que deve conversar com os membros do PSOL sobre os posicionamentos a serem tomados.
“É preciso discutir com o partido e com os eleitores, mas o meu eleitor não precisa que eu o oriente em quem votar. Eu costumo dizer que os meus eleitores são homens e mulheres livres que não precisam de orientação política alguma para decidir”, destacou. Heloísa Helena disse ainda que só ficava triste porque existem neste momento “eleitores tristes” com o resultado das urnas em relação ao Senado Federal.
O PSOL concorreu nas eleições deste ano com uma chapa puro sangue. O partido lançou candidatos em todas as esferas. Nenhum foi eleito. O candidato ao governo, Mário Agra, ficou na quarta colocação com pouco mais de 18 mil votos. Heloísa Helena foi o único nome do partido lançado ao Senado Federal.
Em Alagoas, apenas Heloísa Helena e Ricardo Barbosa detém mandatos pelo PSOL. Ambos estão como vereadores na Casa de Mário Guimarães.