A seleção dos pacientes para uma das 70 cirurgias a serem realizadas pela Operação Sorriso este ano ocorre nesta quarta-feira (6), na Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho. A unidade reúne o Ambulatório e a Cardiologia do SUS da Santa Casa de Maceió e localiza-se na Avenida Assis Chateaubriand, na Praia do Sobral.
As cirurgias ocorrerão de 8 a 12 de outubro, no Centro Cirúrgico Pediátrico do Hospital Nossa Senhora da Guia, localizado na Avenida Comendador Calaça, 1244, no bairro do Poço, em Maceió, no mesmo complexo onde funcionou o antigo Hospital Monte Cristo.
A Operação Sorriso realiza cirurgias plásticas para correção de fissura lábio-palatina em crianças e jovens. Popularmente, a doença é conhecida também como lábio leporino ou fenda palatina. O projeto é uma parceria entre a ONG Operação Sorriso Brasil e diversas entidades alagoanas, dentre elas a Santa Casa de Maceió, que cederá toda estrutura e pessoal para a iniciativa.
Participarão do projeto voluntários não-médicos, cirurgiões plásticos, enfermeiros, anestesiologistas, assistentes sociais, psicólogos, ortodontistas, fonoaudiólogos, pediatras e geneticistas. O programa é desenvolvido de forma criteriosa, com avaliações, cirurgias e acompanhamento pós-operatório.
Além da Santa Casa de Maceió, a OSB trabalha em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, Marinha do Brasil, Associação Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Genoma Humano, Ministério Publico de Alagoas e Rede Feminina de Combate ao Câncer.
O programa tem como principal patrocinador a Colgate-Palmolive. Outros parceiros importantes são Johnson & Johnson, Accor, American Airlines, Pepsi e Comerc.
A cirurgia é relativamente rápida, em média uma cirurgia no lábio demora em torno de 45 minutos e na manhã após a cirurgia, o paciente está liberado para retornar para casa.