O Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia desembarca em Maceió para mais uma etapa do torneio que vem percorrendo as principais capitais do País. Na bagagem, não apenas o espírito desportivo, mas também o senso de responsabilidade social.
É nesse clima que as atletas Taiana, Priscilla, Fabi e Júlia visitarão nesta quarta-feira (6), às 16h30, as gestantes, mães e crianças internadas no Hospital Nossa Senhora da Guia. Inaugurada em 2009 pela Santa Casa de Maceió, a unidade materno-infantil atende exclusivamente pacientes do SUS.
Alvo de elogios de autoridades, desportistas e profissionais de saúde em visita à unidade, o Hospital Nossa Senhora da Guia vem sendo considerado modelo por atender aos princípios da humanização e por desenvolver iniciativas pioneiras na saúde, como o bate-papo informativo com as gestantes no projeto Dedo de Prosa; o acompanhamento fisioterapeutico antes e após o parto; atendimento especializado às gestantes soropositivas; presença de acompanhante no centro obstétrico; enfermarias climatizadas dentre outros.
O HOSPITAL
O Hospital Nossa Senhora da Guia foi adquirido, reformado e ampliado com recursos próprios da Santa Casa de Maceió, totalizando um investimento de R$ 4.603,666. A unidade materno-infantil destina-se exclusivamente aos usuários do SUS, atendendo apenas aos casos que configurem baixa e média complexidade nas especialidades de Obstetrícia e Cirurgia Pediátrica (Cirurgia Geral, Cirurgia de Otorrinolaringologia e Cirurgia Plástica).
Até dezembro de 2009, o Centro Cirúrgico do Hospital Nossa Senhora da Guia operou mais de 700 crianças, oriundas de quase todos os municípios do Estado de Alagoas. No mesmo período, a unidade realizou 2.883 procedimentos e atendeu 194 recém-nascidos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).
As gestantes respondem por cerca de 73,52% dos pacientes que procuram atendimentos no HNSG, sendo realizados entre junho e dezembro de 2009 exatos 1.862 partos, dos quais 46,7% normais e 53,21% cesarianas na média dos sete meses.
O Hospital Nossa Senhora da Guia possui uma equipe multidisciplinar formada por pediatras, neonatologistas, anestesiologistas, fisioterapeutas, psicólogo, assistente social, farmacêuticos especializados, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, que atendem a quase totalidade dos critérios exigidos no Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento, promovido pelo Ministério da Saúde.
Serviço:
Data: 07/10/2010 – quinta-feira
Horário: 16h30
Atletas: Taiana, Priscilla, Fabi e Júlia