Só em 2010 a Superintendência Municipal de Iluminação de Maceió (Sima) já contabiliza 12 furtos de cabos elétricos do circuito de iluminação pública da capital. Esta semana o bairro de Jaraguá foi alvo de mais uma ação de vândalos, que roubam equipamentos, danificam o patrimônio público e comprometem o funcionamento da iluminação em várias regiões da cidade.
Em mais uma ação criminosa no bairro do Jaraguá foram levados equipamentos das praças Marcílio Dias, Liberdade e Dois Leões e também da Rua Sá e Albuquerque e da ciclovia. Técnicos da Citeluz, empresa terceirizada responsável pelo serviço de iluminação, identificaram o furto de cabos e a danificação provocada em caixas de concreto que servem como proteção do sistema.
Segundo o superintendente da Sima, Max Trindade, boletins de ocorrência foram feitos para cada crime cometido contra o sistema de iluminação pública da capital. “Esperamos que esses vândalos sejam devidamente identificados e detidos. Quando eles percebem que não vão conseguir levar os cabos, devido às caixas de proteção, acabam tentando danificar o equipamento dando marteladas. Já estamos trabalhando para repor os equipamentos furtados, para que a população não fique prejudicada”, disse ele.
Além de Jaraguá, também estão sofrendo com a ação dos marginais os bairros de Ponta Verde, Mangabeiras, Pontal da Barra, Tabuleiro do Martins, entre outros.
Entre os principais alvos dos vândalos estão os cabos elétricos e de cobre, lâmpadas e refletores. Em algumas regiões da cidade, como no Pontal da Barra, os criminosos tiveram a ousadia de tentar roubar os postes tentando serrá-los.