Nesta quinta-feira (7), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) junto com o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) realizou ações de saúde para os permissionários (que são as pessoas credenciadas) do Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (Ideral).
As ações oferecidas foram verificação de pressão arterial, teste de glicemia, aplicação das vacinas contra o tétano e hepatite B, além de palestra ministrada pelo médico do trabalho do Cerest, Juraci Lima. Foram ofertados ao todo 37 testes de glicemia capilar, 34 verificações de pressão arterial, 60 doses da vacina hepatite B e 30 doses da vacina contra o tétano.
“Todas as pessoas que exercem atividades formais ou informais, com carteira assinada ou não, residente em áreas urbanas ou rurais, que apresentam problemas de doenças relacionadas ao trabalho, devem preocupar-se com a prevenção de doenças, para assim evitar problemas futuros”, explicou Juraci.
Ainda segundo ele, os trabalhadores devem prestar atenção para atividade física, educação alimentar e controle do estresse. “Aqui no Ideral, consegui verificar problemas bem corriqueiros entre os trabalhadores, que são a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), doenças osteomusculares e várias reclamações de dores musculares devido ao peso e ao excesso de trabalho”, revelou o médico.
“A iniciativa da Sesau é positiva, porque chegamos para trabalhar muito cedo e quando retornamos para casa já cansados não procuramos os serviços de saúde. Aproveitei para regularizar as minhas vacinas, que já estavam atrasadas, e verifiquei a pressão, coisa que não fazia há muito tempo”, disse Edvaldo de Oliveira, permissionário do Ideral.
De acordo o médico Juraci Lima, o trabalho do Cerest tem como base o serviço especializado na área de saúde do trabalhador, que tem como principal objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.