Maceió recebe navios-varredores; visitação será permitida

Estarão atracados no Porto de Maceió, de 8 a 10 de outubro, os Navios-Varredores Araçatuba (M-18) e Albardão (M-20), que compõem o Grupo Tarefa 229.1, comandado pelo Capitão-de-Fragata Claudio da Costa Reis de Sousa Freitas, comandante da Força de Minagem e Varredura, que ingressou na Marinha no ano de 1983, para realizar o ensino médio no Colégio Naval, em Angra dos Reis.

Componente operativo da Marinha, a Força de Minagem e Varredura é responsável pelo planejamento e execução das Operações de Contramedidas de Minagem, destinadas a manter livre da ameaça de minas as linhas de tráfego marítimo ao longo do nosso litoral, as áreas marítimas adjacentes aos portos, terminais e plataformas nacionais, bem como as possíveis áreas de operações de nossas Forças Navais.

Está sediada em Salvador, tendo subordinados seis Navios Varredores da classe Aratu: Aratu (M-15), Anhatomirim (M-16), Atalaia (M-17), Araçatuba (M-18), Abrolhos (M-19) e Albardão (M-20).

Esses navios têm o deslocamento de 253 toneladas, medindo 47,2 metros de comprimento e capazes de atingir velocidade de até 22 nós (aproximadamente 41Km/h), calado de apenas dois metros e são construídos inteiramente em madeira e metal amagnético, de modo a não sensibilizarem minas de influência magnética. Dotados de modernos equipamentos, são capazes de efetuar a varredura de minas de contato e de influência. Os navios-varredores presentes nesta comissão são comandados pelos seguintes oficiais: NV “Araçatuba” – Capitão-Tenente Marcio Claudio Bomfim Oliveira, e NV Albardão – Capitão-Tenente Fabio Luiz Braslavsky Leite Malta de Oliveira.

Os Navios-Varredores suspenderam da Base Naval de Aratu, na Bahia, no dia 6 de outubro para a realização de Operações de Contramedidas de Minagem e mapeamento do fundo oceânico com o Sistema Sonar Sidescan dos Portos de Maceió e SUAPE no litoral dos Estados de Alagoas e Pernambuco, devendo retornar a Aratu no dia 20 de outubro.

Com o intuito de divulgar os trabalhos realizados pela Marinha do Brasil na nossa Amazônia Azul, especificamente pela Força de Minagem e Varredura, e fomentar a conscientização da população sobre a atuação da Marinha do Brasil diante da importância econômica, política e estratégica do mar para o Brasil, os referidos Navios-Varredores estarão abertos à visitação pública nos dias 09 e 10 de outubro, das 14h às 17h.

Fonte: Marinha do Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário