Nova ponte de acesso à Ilha Angelita é entregue à população de Rio largo
Obra faz parte do Programa de Reconstrução das cidades destruídas pelas chuvas
Acompanhando bem de perto as obras de reconstrução na cidade de Rio Largo, a comerciante Emília Dantas, 59, aprovou a nova ponte de acesso à Ilha Angelita, que fica sobre o Rio Mundaú. “A ponte está mais bonita do que era antes. O serviço foi muito rápido, nunca vi nada desse jeito”, conta.
Destruída pela enxurrada de junho, a Ponte Angelita já foi reconstruída e entregue aos moradores de Rio Largo, por meio do Programa de Reconstrução do governo estadual com recursos da União. Para abranger os 19 municípios alagoanos atingidos pela enchente, as obras foram divididas em lotes dentro dos contratos de emergência com recursos enviados pelo governo federal, da ordem de R$ 160 milhões.
A construtora L Pereira é uma das empresas contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) para executar o Programa de Reconstrução na Região do Vale do Paraíba, que inclui a cidade de Rio Largo.
O engenheiro de produção da construtora L. Pereira, Marcelo Góes da Silva, explica que a nova Ponte Angelita já foi liberada para pedestres e veículos de pequeno e grande porte. “O acesso à Ilha Angelita já foi retomado, inclusive com o passeio e guarda corpo, parte da ponte que os pedestres podem passar tranquilamente e com mais segurança, algo que não tinha na antiga ponte”, afirma.
Para os moradores de Rio Largo, a obra finalizada e entregue indica sinal de recomeço após a tragédia de junho. “Ficou tudo excelente, gostei mesmo. Acompanhei as obras e agradeço ao governo estadual e federal pela nova ponte”, comentou o aposentado José Feitosa, 61 anos.
Ponte do Riachão – Outra obra que é executada pela empresa L Pereira é a da reconstrução da Ponte do Riachão, que também foi destruída pelas chuvas. A obra é considerada uma das mais importantes da região porque através da Ponte do Riachão, os moradores tinham acesso a uma das saídas da cidade por meio da rodovia BR-101.
“Tenho alegria de vê a nova ponte sendo reconstruída. Em muitos anos já aconteceram várias enchentes e agora considero fato histórico a recuperação das pontes”, comenta a comerciante Ivânia Carla dos Santos, 31, que tem o seu ponto comercial bem perto da Ponte do Riachão.
Cerca de 40 funcionários trabalham de segunda a sexta-feira para a finalização da obra. “O serviço está bem adiantado. Estamos concluindo a cabeceira do lado da cidade e iniciamos a cabeceira do outro lado. A nova ponte terá 200 metros de extensão, mais do que a antiga que tinha 180 metros. Quando ela estiver pronta, será liberada para veículo grande e pequeno” explica o engenheiro Marcelo Góes.
Ainda segundo o engenheiro, está previsto para a próxima semana, a intensificação dos trabalhos na Ponte Utinguinha e na barragem localizada no centro de Rio Largo. “A construção da barragem permitirá que, posteriormente, a linha ferroviária destruída pela chuva volte a funcionar aqui no Centro”, conclui.