Navios-varredores da Marinha atraem maceioenses

Alagoas24horasAlagoas24horas

Os navios-varredores Araçatuba (M-18) e Albardão (M-20), da Marinha do Brasil, atracados desde a sexta-feira, 8, no Porto de Maceió, estão abertos à visitação pública neste fim de semana. As embarcações, que integram o Grupo Tarefa 229.1, permanecem no porto até este domingo. A visitação acontece das 14h às 17h e atraiu alguns maceioenses apaixonados.

Componente operativo da Marinha, a Força de Minagem e Varredura é responsável pelo planejamento e execução das Operações de Contramedidas de Minagem, destinadas a manter livre da ameaça de minas as linhas de tráfego marítimo ao longo do nosso litoral, as áreas marítimas adjacentes aos portos, terminais e plataformas nacionais, bem como as possíveis áreas de operações de nossas Forças Navais.

Esses navios têm o deslocamento de 253 toneladas, medindo 47,2 metros de comprimento e capazes de atingir velocidade de até 22 nós (aproximadamente 41Km/h), calado de apenas dois metros e são construídos inteiramente em madeira e metal amagnético, de modo a não sensibilizarem minas de influência magnética. Dotados de modernos equipamentos, são capazes de efetuar a varredura de minas de contato e de influência.

Os navios-varredores suspenderam da Base Naval de Aratu, na Bahia, no dia 6 de outubro para a realização de Operações de Contramedidas de Minagem e mapeamento do fundo oceânico com o Sistema Sonar Sidescan dos Portos de Maceió e Suape no litoral dos Estados de Alagoas e Pernambuco, devendo retornar a Aratu no dia 20 de outubro.

Fonte: Marinha do Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário