Uma campanha publicitária está mexendo com a curiosidade da população de Maceió. Outdoors espalhados pela cidade trazem um ‘desabafo’ bastante contundente. “Fernando, você não vale nada. Siga seu caminho, devolva minhas coisas e não me procure mais. Gabi.”
A mensagem foi espalhada em pontos estratégicos da cidade e imediatamente chamou a atenção da população. O ‘desabafo’, no entanto, é uma campanha publicitária, desenvolvida em outras capitais do Nordeste. A reportagem do Alagoas24horas tentou localizar a agência responsável pelo tease (termo publicitário), mas não obteve êxito.
Na tarde desta quinta, 14, a reportagem o Alagoas24horas recebeu a foto de um internauta, que ‘denunciava’ a suposta traição. Apesar de a campanha ter como foco ‘vender’ um produto, o mesmo veículo (outdoor) já foi utilizado na capital alagoana para pôr fim a relacionamentos, há alguns anos.
Trata-se de uma vingança relativamente ‘cara’, uma vez que cada outdoor custa, em média, R$ 500. A necessidade do desabafo público não é nenhuma anomalia ‘rara’. “O que temos visto é uma necessidade permanente de superexposição nas pessoas. Nessa necessidade de sair do mundo invisível, do anonimato, muitos perdem a noção do que é vida pública e privada, o que não é natural”, pondera a psicóloga Walkíria Amorim.
Ela explica que, da mesma forma que uma mulher traída exibe na internet as cenas de um flagrante, por exemplo, qualquer maneira de expor mágoas publicamente é um sinal de falta de amadurecimento para lidar com as próprias feridas.
“Mesmo em época de Orkut, Twitter e tantas outras redes sociais é preciso se preservar. Expor mágoas em meios de comunicação é uma forma de agressão – já que envolve outras pessoas – e também de assumir um papel de vítima e conquistar a empatia da sociedade”, acrescentou.
"Há dez, 15 anos, não tínhamos tantos espaços no mundo virtual e nossos sentimentos, bons e ruins, eram divididos com amigos próximos. A superexposição é um fenômeno atual”, destaca.