A segunda maior cidade de Alagoas, Arapiraca, foi a primeira a receber uma equipe técnica para o cadastramento de 160 artesãos no sistema do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), desenvolvido em Alagoas pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec).
Dentro da atividade artesanal, destacam-se as modalidades Fios e Tecido e Doces Artesanais, onde os profissionais se beneficiam com o apoio de logística, tendo o caminhão do PAB realizado o transporte de produtos artesanais a feiras e eventos em todo o Brasil.
As cidades da região receberam a equipe técnica da Sedec para a realização do cadastramento, que garante a emissão da Carteira do Artesão, documento profissional desses artistas populares. São identificadas como as principais modalidades madeira, fibras vegetais, material sintético e o bordado redendê e fios e tecidos, que inclui bordados em geral, pintura, montagem, crochê, renda de filé, renda de bilro, costura e outras atividades manuais.
São mais de 600 artesãos cadastrados nos últimos meses, moradores das cidades da região Agreste que receberam os benefícios vinculados à Carteira do Artesão. Os benefícios incluem a isenção de ICMS (Circulação de Mercadorias) na emissão de notas fiscais, contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social e acesso a financiamentos, entre outros.