O maior evento que reúne, artes, cultura e literatura do Instituto Federal de Alagoas foi aberto nesta manhã no Campus Maceió. Trata-se do Projeto Versiprosa que entra em sua 14ª edição e traz em sua programação, este ano, uma homenagem às mulheres brasileiras que se destacaram no cenário nacional, numa perspectiva histórico-cultural. Nomes como Irmã Dulce, Glória Perez, Rita Lee, Zilda Arns, Nise da Silveira, Chiquinha Gonzaga, Anita Mafaltti, Tacila do Amaral são representadas, por intermédio de musicais, peças teatrais, poemas, documentário, mesa-redonda, desfile de moda e coletânea poética. O evento no primeiro dia lotou o auditório Oscar Satyro, do Campus Maceió.
O Versiprosa foi aberto por Carlos Henrique Almeida Alves, pró-reitor de Pesquisa e Inovação que representou o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira que se encontra em Brasília, pelo diretor de Extensão do Campus Maceió, Fábio Soares que representou a diretora-geral Jeane Maria de Melo que está em reunião em Brasília e pelo coordenador de Linguagens e Códigos , Valmir Pimentel Amaral.A solenidade foi iniciada com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Alagoas e do Instituto Federal de Alagoas, esta última utilizada pela primeira vez na instituição. O evento prossegue até quarta-feira (20) e até lá, várias apresentações de alunos, sob a orientação dos professores, ocorrerão nas categorias de teatro, música, dança e artes visuais. Os três primeiros lugares de cada categoria serão premiados.
O projeto desenvolve ainda uma coletânea poética com produções de alunos e servidores do Campus Maceió do Ifal e também serão premiadas as três melhores produções e interpretações dos textos selecionados. Mulheres alagoanas também estão recebendo homenagens na versão na Versiprosa deste ano.
Segundo o coordenador de Linguagens e Códigos, Valmir Pimentel Amaral, o objetivo do Projeto Versiprosa é estimular o engajamento do jovem em suas participações acadêmico-artísticas.
Na manhã desta segunda-feira a primeira apresentação foi do musical “Sonhos, Batom e um Ar de Fúria”, com participação dos alunos das turmas 723-B,722-B, 713-A e 311-A, da Companhia Alquimia de Produções que teve a orientação da professora Eliza Magna e Maria Aparecida.
Em seguida, houve apresentação da peça teatral “O Velório”, com participação turmas 412-A,314-A,422-B, 311-A, 421-C,423-B,314-B, 212-A, 614-A com orientação sãs professores Anne Delly e Maria Aparecida. Mais um musical “Só Presta Funcionando”, com participação dos alunos das turmas 212-B, 921-B, 211-B também fez parte da primeira manhã do Projeto Versiprosa.