Movimento de turistas e demais visitantes demonstram aquecimento da economia local O turismo alagoano vem crescendo nos últimos anos em diversos segmentos. As ações realizadas pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL) – independentemente ou em parcerias – alavancam o destino no cenário nacional e internacional, seja com aumento de turistas, voos, cruzeiros, eventos, produtos, serviços, ocupação hoteleira ou investimentos.
Em Alagoas, nesses últimos quatro anos, muitos resultados podem ser destacados e celebrados. O fluxo de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares, que vem crescendo a cada mês, acima da média brasileira, e a ocupação hoteleira em alta durante todo o ano, com picos de 80% a 100% em feriados e temporada, são sinais de que as ações no segmento geram resultados positivos.
Um dos dados mais significativos do crescimento que o turismo alagoano vive, são os números de desembarques de passageiros e voos no aeroporto Zumbi dos Palmares. Informações divulgadas pela Infraero mensalmente, apontam, até o mês de setembro, aumento no número de passageiros que desembarcaram no aeroporto Zumbi dos Palmares.
De janeiro a setembro de 2010, 1.045.143 de passageiros chegaram a Maceió pelo aeroporto. Em 2009, desembarcaram quase 1 milhão e 115 mil, e em 2008, 951.393 pessoas, o que mostra um crescimento de 2008 até 2009 de 14% do número de desembarque.
A captação de novos voos, uma das áreas trabalhadas pela Setur, contribui para o aumento no fluxo. As empresas aéreas Trip, Azul e Noar colocaram Maceió em suas rotas, assim como operadoras de turismo aumentam seus voos fretados para Alagoas, principalmente no verão e em feriados prolongados.
Alagoas se destaca atualmente como um dos principais destinos brasileiros e é líder de vendas pela operadora CVC em diversas cidades, como Cuiabá, Londrina, Maringá, e interior de São Paulo. Outras operadoras também têm Alagoas como destino em alta, como a Visual, que lançou fretamentos para Maceió para o verão 2010/2011.
Neno Canuto – Arquivo
Trânsito de aviões no Aeroporto Zumbi dos Palmares é frenético na alta temporada Os fretamentos têm início em 18 de dezembro e prosseguem até o carnaval. São voos semanais, com partidas aos sábados do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A operadora tem 183 assentos disponíveis por voo. A operadora Visual faz eventos de lançamento nas cidades que terão voos, com o apoio da Setur-AL e da ABIH-AL.
As ações promocionais realizadas pelo setor de marketing da Setur-AL, além de realizarem a divulgação do destino e produtos ofertados pelo Estado, desenvolvem trabalho na captação de voos nacionais e internacionais. Assim, fortalecem o destino nos mercados emissores de turistas.
Na temporada 2009/10, foram captados 31 voos charters semanais da operadora CVC durante vindos de 12 cidades brasileiras: Cuiabá, Londrina, Curitiba, Goiânia, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte. Só em julho de 2010 foram captados 21 charters.
Para a temporada de verão 2010/2011, já estão previstos mais de 50 voos charter de 14 cidades brasileiras, além de voos internacionais dos mercados tradicionais, como Argentina, Itália e Chile.