Nesta quinta-feira, dia 21, chega a Maceió o coordenador nacional do Comitê Intersetorial de Acompanhamento, Monitoramento e Políticas Públicas Para a População de Situação de Rua, que faz parte da Secretaria de Direitos Humanos, Ivair Augusto.
A visita deve-se ao grande número de assassinatos de moradores de rua, situação que, segundo ele, pode levar o Brasil a ser denunciado internacionalmente por violação aos direitos humanos. “Vou me reunir com autoridades locais e definir políticas de ação para os sem-teto. Estou me antecipando ao problema, evitando que só tomemos uma iniciativa quando chegar a denúncia formalizada”, afirmou.
Já estão marcadas reuniões com o coordenador do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado de GECOC, Alfredo Gaspar de Mendonça, às 10h na sede do Ministério Público e com o Chefe da Polícia Civil de Alagoas, Delegado Marcílio Barenco, às 11h30, na sede da polícia civil, em Jacarecica.
O secretário Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro irá acompanhá-lo nas reuniões, “Solicitei em julho, que o ministério público acompanhasse de perto as investigações por estas mortes, espero que possamos esclarecê-las de uma vez por todas.” conclui .