O governador em exercício, José Wanderley Neto e o secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, inauguram nesta quinta-feira (22), a partir das 11h, uma Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), no município de Marechal Deodoro. O objetivo do governo do Estado é disponibilizar para população uma Base do Samu a cada 30 km. A inauguração será realizada na Vila Altina, S/N, no bairro de Taperaguá.
“A Base de Marechal Deodoro é uma reivindicação antiga da prefeitura. O município é um dos mais antigos de Alagoas e uma referência na história brasileira, além de ser uma cidade turística”, disse o secretário da Saúde, Herbert Motta, destacando que também estarão à disposição da população de Marechal, os Serviços Aeromédico (UTI aérea – helicóptero) e o Serviço Neonatal, que são pioneiros no País.
Segundo Motta, a Base de Marechal será regulada pela central do Samu em Maceió. Todas as ligações telefônicas do 192 serão redimensionadas para a Capital, onde uma equipe médica regulará o atendimento e, caso seja necessário, encaminhará uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Básico (USB) da própria Base de Marechal, ou uma Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI móvel), dependendo da gravidade do paciente.
O Samu está presente em 21 municípios alagoanos, são eles: Maceió, Arapiraca, Viçosa, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Coruripe, Joaquim Gomes, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Ouro Branco, Maribondo, Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Cacimbinhas, São Luiz do Quitunde, Murici e Maragogi.
Ainda este ano, os municípios de Rio Largo, São Sebastião, Teotônio Vilela, Barra de Santo Antônio, Girau do Ponciano e Colônia Leopoldina serão contemplados com uma Base Descentralizada do Samu.