O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal-Saúde) resgatou a credibilidade junto à rede hospitalar credenciada, ao quitar uma dívida de R$ 13 milhões. A informação é do diretor-presidente do Instituto, Niradelson Salvador.
O gestor da instituição garante que atualmente, o servidor público conta com uma rede bem mais estruturada para atender aos usuários do plano. “Quando assumimos a gestão do Ipaseal, em 2007, praticamente toda a rede hospitalar credenciada se encontrava paralisada, com uma dívida resultante dos anos de 2005 e 2006 relativos aos serviços de manutenção, custeio e da própria assistência à saúde do servidor”, revelou Salvador.
De acordo com o diretor-presidente, uma das primeiras iniciativas foi a decisão do governador em chamar todos os representantes da rede hospitalar e garantir o pagamento do montante devido aos prestadores de serviço de saúde para que o servidor público não continuasse prejudicado no atendimento, devido à paralisação quase total das unidades hospitalares que se recusavam a receber os usuários do Ipaseal-Saúde.
“Não houve dúvidas em negociar a dívida que já chegava aos R$ 13 milhões àquela altura para que não se continuasse a prejudicar o atendimento aos usuários do plano. Graças a esse compromisso, em 2008 o governo pagou a dívida e conseguimos regularizar o pagamento”, confirma Salvador. Ele acrescenta que, com o impasse, somente a Clínica Santa Juliana realizava o atendimento naquele período delicado.
“Mesmo assim, essa unidade também já ameaçava paralisar o atendimento com as demais unidades de saúde”, ressaltou. “Naquele momento, havia hospitais que não queriam nem ouvir falar no Ipaseal-Saúde”, completou.
O Ipaseal-Saúde é gestor do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas e desenvolve ações e serviços de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde dos servidores, organizado na forma de Plano de Saúde para assistência odontológica, médica ambulatorial, hospitalar e complementar.
Diariamente, o plano tem uma demanda de 300 consultas e atende a um conjunto de 16.500 pessoas entre servidores e seus dependentes.