Os servidores do Judiciário Federal e do MPU vão realizar ato público nesta terça-feira (26), em frente ao Tribunal Regional Eleitoral, a partir das 14 horas, pela revisão do Plano de Cargos e Salários e em defesa da Justiça Federal.
O ato público, denominado de Dia Nacional de Mobilização e de Lutas, enfocará a luta pela revisão do Plano de Cargos e Salários e em defesa da Justiça Eleitoral. Além de ser uma atividade política-sindical, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal e do MPU em Alagoas (Sindjus/AL) disponibilizará de espaço para a apresentação do Grupo de Teatro Popular Sol Nascente, que terá como tema a reforma do Código Eleitoral. Ocorrerá ainda a assembleia geral no local.
Na assembleia geral, realizada no dia 19 de outubro, na sede do Sindjus/AL, a categoria deliberou acompanhar o calendário de mobilização, aprovado na reunião ampliada da Fenajufe, que definiu pela realização do Dia Nacional de Mobilização e de Lutas em 26 de outubro, por greve de 24 horas no dia 11 de novembro e pelo indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 17 de novembro.
Os servidores, preocupados com a reforma do Código Eleitoral que prevê que a competência da Justiça Eleitoral seja transferida ao Executivo e ao Legislativo, o que significa, em outras palavras, o fim da Justiça Eleitoral, estão se mobilizando contra mais essa investida que ataca a moralização do processo eleitoral.
Retorno à luta
O Dia Nacional de Mobilização marcará o retorno da mobilização da categoria para pressionar as negociações com o governo. E a partir da segunda semana do mês de novembro, as ações dos servidores serão mais intensificadas com a paralisação de 24 horas e o indicativo de greve por tempo indeterminado que serão definidos na assembleia geral, em frente ao TRE, após o ato público.