O debate sobre a internacionalização do ensino superior em Alagoas e no Brasil será o foco do III Seminário de Internacionalização da Ufal – Cultura, Memória, Globalização. O evento ocorre entre 08 e 12 de novembro em Maceió, sendo promovido pela Universidade Federal de Alagoas por meio de sua Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI). O III Seminário contará com mostra de filmes, exposição de artes plásticas e conferências.
Entre os nomes confirmados no evento estão o do cineasta Cacá Diégues. O evento também terá conferências de Edgard de Assis Carvalho, coordenador da cátedra UNESCO Edgar Morin no Brasil, e Jaime Antunes da Silva, diretor do Arquivo Nacional, integrante da Casa Civil da Presidência da República. A entrada no evento é gratuita. Para as conferências devem ser realizadas inscrições, já abertas, no site http://www.ufal.edu.br/asi .
Na segunda e terça-feira (08 e 09), às 19 horas no Cine Sesi, Pajuçara, o III Seminário de Internacionalização realiza mostra de documentários com entrada gratuita, integrando o Projeto Ufal no Cine Sesi – Cinema, Homem, Imaginário.
Na segunda-feira (08) será exibido o documentário Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá, dirigido por Silvio Tendler, com a crítica do geógrafo Milton Santos acerca da globalização. Já na terça-feira (09) haverá exibição do documentário Claude Lévi-Strauss por Ele Mesmo, dirigido por Annie Chevallay e Pierre-André Boutang. No filme, trazido para Alagoas com apoio da Embaixada da França e sua Cinemateca, registros do percurso intelectual do antropólogo francês pai do estruturalismo.
Na quarta-feira (10), o III Seminário de Internacionalização realiza conferências no auditório da Biblioteca Central da Ufal, no Campus A. C. Simões. A partir das 09:30 horas o evento apresenta conferência com Jaime Antunes da Silva, diretor do Arquivo Nacional, que vai apresentar o tema Arquivo e Memória – Uma Perspectiva Internacional. Às 14:30 horas, Edgard de Assis Carvalho, coordenador da cátedra UNESCO Edgar Morin, profere conferência com o tema Cultura e Pensamento Complexo. Na fala de Edgard de Assis Carvalho, as matrizes de pensamento de Edgar Morin, fundador da escola da Complexidade.
A abertura da exposição de pinturas PMGCA Diálogos Latino-Americanos: Mario Enrique Gonzalez (Marlez)/Argentina e Marco Aurélio/Brasil marca a noite de quinta-feira (11) na programação do III Seminário. A abertura da exposição acontece no Museu Théo Brandão da Ufal, às 19 horas, com coquetel e presença dos artistas convidados: o argentino Mario Enrique Gonzalez (Marlez), com seus temas brasilianistas, e o alagoano Marco Aurélio, com suas telas de temática abstrata. A exposição permanece no Museu até 30 de novembro e é realizada pela ASI e pelo Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA) da Ufal.
Encerrando o evento, na sexta-feira (12) às 14:30 horas no auditório da Biblioteca Central da Ufal, o cineasta Cacá Diegues profere a conferência Brasil em Imagens: Cultura, Memória, Globalização, mais uma vez integrando o Projeto Ufal no Cine Sesi – Cinema, Homem, Imaginário. Na sequência será exibido o filme 5 X Favela, Agora por Nós Mesmos, O Documentário. Na película, os bastidores das cinco histórias do aclamado 5 X Favela.
Ainda como parte do III Seminário de Internacionalização, a Ufal realiza na quinta-feira (11), no auditório da Biblioteca Central, o II Colóquio de Informação, Comunicação e Tecnologia. Pela manhã, às 9:00 horas, o II Colóquio traz conferência com o uruguaio Mario Barité, da Universidad de La Republica, com o tema Organização do Conhecimento, Gestão de Memória Social. A partir das 14:00 horas o evento tem mesa redonda com o tema O Direito à Informação: Documento Privado em Espaço Público. Entre os debatedores estão Ana Maria de Almeida Camargo (USP/IEB), Jayme de Altavilla (IHGAL) e Geraldo da Silva Filho (Arquivo Público/AL). A mediação fica por conta de Maria de Lourdes Lima (Ufal).