A Diretoria de Planejamento da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) já está finalizando a programação das equipes para atuar durante e após as eleições do próximo domingo. Pontos estratégicos como o complexo escolar do Cepa, por exemplo, vão receber um maior número de agentes para executar a limpeza no local assim que o processo eleitoral seja encerrado.
O planejamento foi feito com base na experiência do 1º turno e nos grandes eventos da campanha eleitoral. A Slum considerou um grande sucesso, por exemplo, a operação de limpeza realizada na orla marítima, no último domingo (24), para recolher o lixo e entulho após as caminhadas dos candidatos ao governo do Estado, que mobilizaram milhares de pessoas.
Uma equipe com 200 agentes de limpeza iniciou os trabalhos no final da tarde de domingo e entrou pela noite. No total, foram retirados da orla 40 toneladas de lixo, principalmente papéis e materiais plásticos com propaganda dos candidatos.
Segundo o superintendente da Slum, Ernande Baracho, um levantamento técnico realizado previamente permitiu que os agentes trabalhassem de forma rápida, pois já foram preparados sobre quais funções iriam desempenhar.
“Fizemos um levantamento das ações similares a esta que desenvolvemos no primeiro turno das eleições. Na segunda-feira pela manhã estávamos finalizando os trabalhos e deixando a orla limpa como o maceioense se acostumou a ter”, disse ele. Para essa ação, a Slum utilizou compactadores de lixo, pás-carregadoras e um caminhão-pipa.