A Arquidiocese de Maceió proclama o Ano da Pessoa Idosa de 28 de outubro de 2010 a 28 de outubro de 2011, com solenidade de abertura durante a Missa da Paz, na quinta, 28, a partir das 18h, na Catedral Metropolitana. O projeto é idealizado por Dom Antonio Muniz junto à Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese.
O Ano da Pessoa Idosa prevê celebrações religiosas, conferências, caminhadas, palestras e campanhas em favor da vida e da paz, e conta com a presença de diversos setores da sociedade ligados ao tema em questão.
Segundo o arcebispo, “o objetivo central é promover a paz; refletir, discutir e tomar ações para que pessoas idosas e também de todas as idades vivam de maneira digna, com respeito a seus direitos e sempre observando as peculiaridades de cada faixa etária. Queremos promover o respeito à vida do nascer ao entardecer, o que pode contribuir em muito para a construção da paz”.
A última vez que houve um ano dedicado aos idosos foi em 1999, sendo Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Agora a Arquidiocese de Maceió vem ampliar o tema reconhecendo o fato de que a população está envelhecendo e essa reflexão pode significar também uma possibilidade de amadurecimento dos atos e das relações sociais, econômicas, culturais e espirituais, em geral.
A programação das atividades do Ano da Pessoa Idosa estará disponível no portal da Arquidiocese www.arquidiocesedemaceio.org.br