A Fundação Municipal de Ação Cultural realiza neste final de semana mais uma edição do Projeto Maceió Viva Cultura Música. A programação tem início no sábado (30) com oficinas no auditório da FMAC, na Avenida da Paz. Primeiro, bumba-meu-boi, com os mestres Humberto de Maracanã e Henrique Menezes, das 9h às 12h; e depois maracatu com os mestres Walter França e Eder “O” Rocha, das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas pelo telefone 3221-2090 ou pelo site www.culturamaceio.org.br, no link fale conosco.
Já no domingo, o projeto tem como principais atrações o Grupo Ponto Br, que está lançando seu primeiro CD, e a cantora alagoana Pauline Alencar. O evento será realizado a partir das 19h, no Posto 7, na Praia de Jatiúca.
A cantora alagoana Pauline Alencar será a primeira a se apresentar, às 19h. Com seis anos de carreira, a cantora já acumula um histórico importante no meio musical. No repertório da artista, samba-canção, exaltação, enredo e samba-rock, entre outros ritmos da música brasileira, que enaltece intérpretes consagrados, a exemplo de Noel Rosa, Clara Nunes, Alcione, dentre outros.
Logo depois, será a vez do Ponto BR, que reúne uma musicalidade específica da cultura popular regional. É uma mistura de ritmos que contagia pelo som de instrumentos e melodias folclóricas. Seu CD de trabalho também inclui uma homenagem ao mestre alagoano Nelson da Rabeca. Além de seus projetos solo também atua com grupos e artistas diversos como Zélia Duncan, Orquestra Popular de Recife, Nação Zumbi, Zeca Baleiro, Chico César, Mestre Ambrósio, dentre outros.
Para Guiomar Omena, presidente da FMAC, essa edição do Projeto Maceió Viva Cultura Música será marcada pelo intercâmbio artístico. “O Grupo Ponto BR procurou a FMAC para que pudesse participar de alguma atividade em parceria, uma vez que Maceió esta inserida no seu cronograma de ações. Para nós, a solicitação veio em boa hora, visto que estamos permanentemente promovendo ações democráticas de cultura em nossa capital”, comenta.