Assim que terminou a partida contra o Fluminense, na noite de quinta, o meia Souza deixou o Estádio Engenhão e se utilizou do telefone celular para acessar o Twitter. Em seu perfil oficial (@showza08) encontrou algumas críticas à atuação na derrota por 2 a 0.
Uma das manifestações foi reiterada. Por cinco vezes o gremista identificado pelo apelido ‘Guri’ atribuiu o mau resultado à presença de Souza no time titular. Disse que o jogador resume-se a passes laterais, e lembrou que a sequência invicta de nove jogos coincidiu com a ausência de Souza.
Pouco antes da meia-noite, provocado, Souza exasperou-se. Em duas mensagens consecutivas relacionou nas mesmas frases a família do torcedor:
– Tava dando passe pro lado porque tua irmã estava só passando pelo lado e a tua mãe tava do outro lado, pede pra elas nao passarem mais – respondeu.
Blogs de gremistas repercutem as manifestações de Souza pedindo que ele ‘saia do Twitter’, parafraseando réplica do próprio torcedor ao meia. Desde a discussão, o jogador não postou novas mensagens, nem apagou as respostas.
Horas antes, o Grêmio se viu incluído em outra polêmica via Twitter. O futuro vice-presidente de Futebol do clube, Antônio Vicente Martins, pediu mais empenho dos atletas na contestação ao árbitro Heber Roberto Lopes, que não marcou um pênalti sobre Jonas:
– O brabo é que ninguém chegou no juiz. Será que não vi o jogo certo? – escreveu.