Emoção, surpresa, curiosidade, risos e lágrimas. Um misto de tudo se via no público que acompanhou a apresentação da encenação “Morte, um portal para a vida”, do Grupo de Teatro Bezerra de Menezes, na tarde desta sexta-feira, 29, em plena Rua do Comércio, no Centro de Maceió.
A apresentação faz parte da campanha realizada pela Federação Espírita do Estado de Alagoas (Feeal) sobre a “desencarnação”, em alusão ao Dia de Finados, 2 de novembro. Além da encenação, voluntários da Feeal também distribuíram panfletos sobre o tema e a programação da campanha.
Milton José Ramos, presidente da Feeal, disse que o objetivo da encenação é mostrar a morte por uma ótica diferente. “Queremos mostrar a morte mais como consolação, já que a vida continua. Aliás, chamamos o Dia de Finados equivocadamente, porque a morte não é o fim, é transitória”, explicou.
A campanha da Federação Espírita prossegue até a próxima terça-feira, 2. No sábado (30), às 10h, a peça será novamente apresentada na Rua do Comércio. Entre sábado e o Dia de Finados, estão programadas palestras no Campo Santo Parque das Flores, sempre às 16h.
No sábado, o cardiologista Ricardo Santos ministra a palestra “O Fenômeno da Morte”. No domingo, Marluce Alves fala sobre “Vida além da vida” e, na segunda-feira (01), Gilvon Barros aborda o tema “Consolação ante os que partiram”. Encerrando a campanha, na terça-feira a jornalista Yvette Moura ministra a palestra “Morte, um portal para a vida”.
Ainda na terça, os espíritas também farão panfletagem de mensagens nos cemitérios da capital. De acordo com o presidente da Feeal, cerca de 50 pessoas estão envolvidas diretamente no projeto.