O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Estácio Gama, fez um apelo para que os eleitores votassem e depois aproveitassem o domingo e o feriadão. Há uma possibilidade – reconhecida por Gama e que causa preocupação em ambas coligações – de que seja alto o número de abstenções em função do feriado.
“Que todos compareçam para fortalecer a democracia”, destacou Estácio Gama, que se encontra reunido com os demais membros do pleno do TRE/AL, na manhã deste domingo, dia 31. Os membros da Corte eleitoral se encontram em sessão permanente, que se iniciou junto com o processo eleitoral deste domingo e só se encerrará após o resultado das eleições.
De acordo com Estácio Gama, nestas primeiras horas de votação não há qualquer incidente e tudo corre dentro da normalidade. “Todas as urnas funcionam normalmente. Está tudo ocorrendo dentro do planejado”, colocou. Gama destacou ainda que o TRE/AL está buscando informações – tanto no interior quanto na capital – constantes sobre o andamento do pleito.
“Estamos sendo informados e acompanhando as cidades onde havia informações de possibilidade de conflitos mais acirrados. Nestes locais, os juízes solicitaram tropas federais que foram aprovadas pelo TRE/AL e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, colocou ainda o desembargador.
Gama ressaltou ainda que o Tribunal tem trabalhado de forma transparente no processo eleitoral em Alagoas e que – durante este domingo – serão feitas “visitas” aos vários locais de votação. O presidente ressaltou que está sendo feito um trabalho vigilante.