Cerca de 19 milhões de eleitores voltam às urnas neste domingo (31) também para escolher governadores de oito Estados e do Distrito Federal. A indefinição do primeiro turno prevaleceu nas regiões Norte (Rondônia, Roraima, Pará e Amapá), Nordeste (Paraíba, Piauí e Alagoas) e Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal).
São 18 candidatos a governador que continuam no páreo. No Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) obteve 48,41% dos votos válidos, contra 31,50% da segunda colocada, Weslian Roriz (PSC), mulher de Joaquim Roriz. Alvo da Ficha Limpa, Roriz desistiu de sua candidatura após ser barrado e passou a disputa para as mãos da mulher.
Em Goiás, a disputa será entre o senador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-governador Iris Rezende (PMDB). Tanto Perillo quanto Rezende já governaram o Estado duas vezes cada um.
A eleição também se complicou no Pará. Ana Julia Carepa (PT), que perdeu apoio do PMDB, principal aliado petista no nível nacional, conseguiu obter 36,01% dos votos válidos no primeiro turno e vai disputar o segundo turno com Simão Jatene (PSDB), favorito com 48,96% do total de eleitores. Jatene é ex-governador paraense entre 2003 e 2006, e chegou a usar imagens de Lula durante a campanha.
Em Alagoas, o ex-presidente Fernando Collor (PTB) ficou de fora da disputa para governador, que também foi para segundo turno. Ronaldo Lessa (PDT) e Teotônio Vilela (PSDB) disputam a vaga. No primeiro turno eles tiveram 29,17% e 39,58% dos votos válidos respectivamente.
Em Rondônia, a disputa é entre Confucio Moura (PMDB) e o atual governador, João Cahulla (PPS).
No Amapá, a eleição foi uma das mais disputadas do país, com três candidatos em empate técnico durante quase toda a apuração. Ao final, Lucas Barreto (PTB), com 28,93%, e Camilo Capiberibe (PSB), com 28,71%, foram para o segundo turno. A disputa no Estado foi apertada e o terceiro colocado, Jorge Amanajás (PSDB), teve 28,21% dos votos.
Em Roraima, o segundo turno é disputado pelo deputado federal Neudo Campos (PP) e pelo atual governador José Anchieta Jr. (PSDB).
Na Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), volta a enfrentar o atual governador do Estado, José Maranhão (PMDB). O segundo turno no Piauí será disputado pelos candidatos do PSB, Wilson Martins, e do PSDB, Sílvio Mendes.