A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2010 será lançada oficialmente, nesta quinta-feira (4). A cerimônia está marcada para 9h, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal).
As vacinas já estão sendo comercializadas desde a última segunda-feira (1°) e devem ser aplicadas até o dia 30. Estimativas da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) apontam que mais de 1,18 milhão de búfalos e bovinos devem ser imunizados nesta etapa.
A agência espera superar índices anteriores de vacinação, “Acreditamos que é possível chegar a 97% de cobertura vacinal. Para isso continuamos contando com a colaboração dos criadores”, enfatiza Manoel Tenório, diretor presidente da Adeal.
Obrigatória, a vacinação deve ser seguida da declaração. Para declarar, o criador deve apresentar a nota fiscal de compra da vacina no escritório da Adeal onde a propriedade seja cadastrada. O prazo para declaração é um pouco maior, vai até o dia 15 de dezembro.
A Adeal alerta que durante esta campanha está sendo feita a atualização cadastral de todas as propriedades rurais. Por isso, além da nota fiscal, no ato da declaração, o criador deve estar munido de CPF, identidade, comprovante de residência.
A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa e causa inúmeros prejuízos econômicos. Além de ser uma maneira eficaz de proteção do rebanho, a vacinação é um dos itens fundamentais para o avanço de classificação sanitária e liberação do comércio de animais e subprodutos.
Em caso de dúvidas a respeito da vacinação o criador pode entrar em contato com a Adeal pelo telefone 0800 082 0040 ou em um dos escritórios da agência.