Dois operários morreram soterrados e um ficou ferido em um desmoronamento de terra numa obra de saneamento da Embasa. O acidente foi registrado no fim da tarde desta quarta-feira (3) na Rua N, no bairro Urbis I, em Eunápolis (BA). Oito pessoas trabalhavam no local, que possui terreno argiloso.
Duas equipes do SAMU trabalharam por mais de meia hora no resgate de Isaac José dos Santos, 25 anos, que foi levado consciente para o hospital regional, com suspeita de fraturas nas pernas. O resgate foi complicado, já que ele ficou parcialmente enterrado em uma vala profunda.
Morreram no local, Ademilson Oliveira, 25, e José Raimundo da Conceição, 44. Todos eram moradores de Eunápolis. José era casado, mas não tinha filhos. O médico Edmilson de Carvalho afirmou que eles foram esmagados e sofreram fraturas no crânio e cervicais.
Como a cidade não possui corpo de bombeiros, populares ajudaram os profissionais do SAMU. Havia risco de novo desabamento e de soterrar as pessoas que participavam do resgate. É que tinha chovido durante o dia e a terra estava molhada.
Há suspeita de que a obra não apresentava as condições mínimas de segurança e que não estava sendo fiscalizada. A direção da Vieira, com sede em Salvador, responsável pelo serviço, e que havia assumido a empreitada há três dias, ainda foi não localizada para se manifestar sobre o caso.
O chefe da Embasa em Eunápolis, Ailton Lima, afirmou que coordenadores da companhia em Itamaraju devem chegar nesta quinta para averiguar as causas da tragédia.