Grupos homossexuais receberam neste domingo (7) o papa Bento 16 em Barcelona com um "beijaço" durante a passagem do veículo do pontífice pelas ruas de Ciudad Condal, a caminho do templo da Sagrada Família.
Entre os milhares de barceloneses que se concentraram para acompanhar a passagem do papa, se encontravam centenas de homossexuais que, além de protagonizar um beijo coletivo, gritaram "Fora!" e "Pedófilo!" para Bento 16. Sergi Díaz, um dos participantes do protesto, explicou as razões da manifestação.
– Estamos aqui para nos manifestar contra a visita do papa e fazer um apelo para a mudança de mentalidade, da instrução católica que mantém uma atitude contra nossos direitos a diferentes maneiras de amar.
Helena Coll, de 26 anos, também foi ao local para protestar. – As religiões falam de paz, de humanidade e de respeito, mas estes valores são discriminados.
Um grande grupo de militantes feministas também se manifestaram em Barcelona contra a visita do papa. Um manifesto do grupo lido na praça da Universidade colocou sua posição sobre a visita.
– Manifestamos nossa rejeição e nossa indignação pela chegada do sr. Ratzinger a nosso país e a nossa cidade. Não esperamos por ele nem damos a ele nossas boas-vindas. Sua presença é uma violência.
Feministas e membros de grupos de gays católicos, associações laicas e grupos anticlericais protestaram com cartazes contra a "estrutura machista e patriarcal da Igreja Católica".