O Curso de Teologia da Arquidiocese de Maceió em convênio com o Cesmac realiza nos dias 10 a 12 de novembro a Semana Teológica, com conferências sempre às 19h. Com o tema "Teologia, sexualidade e biotecnologias: interfaces de uma busca comum", o evento acontece no Colégio Marista, localizado no Farol, sendo promovido em parceria com a Livraria Paulinas de Maceió.
A Semana Teológica é uma forma de aprofundamento dos cristãos em relação a temáticas atuais sob o ponto de vista científico da teologia. Mesmo tendo como local propício o ambiente acadêmico, o evento é aberto a todos os que se interessam pela abordagem, e para proporcionar um número maior de participantes, está sendo promovido com entrada franca.
A primeira conferência será sobre “Repensar a Teologia moral em diálogo com os novos cenários e os novos atores da sociedade contemporânea”, proferida pelo Pe. Dr. Ronaldo Zacharias, doutor em Teologia Moral pela Weston Jesuit School of Theology, em Cambridge, EUA. No dia 11 de novembro, o Dr. Nicolaas Vales, doutorando em Psicologia com especialização em Neuropsicologia na Univ. Leiden, na Holanda, falará sobre “A questão psico-afetiva e as novas tecnologias: desafios para a identidade humana”. O último dia será com o Pe. Ms. Ronaldo Bernardo de Lima, mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Academia Alfonsiana, em Roma, ao qual abordará sobre “Questões pastorais num mundo virtual: tarefas para a nova evangelização”.
Para o Pe. Anderson Menezes, idealizador da Semana Teológica, a importância desta está em três aspectos: “O primeiro se situa na temática da mesma. A complexidade desta problemática está na sua relação dialética e histórica; dialético no sentido de temáticas que dialogam; histórica, pelo fato de representar uma faceta da contemporaneidade. O segundo está no âmbito da relação entre Teologia e sexualidade, os desafios da corporeidade, da alteridade, enquanto expressão da imagem de Deus. O último aspecto está numa perspectiva de relação entre Teologia e Biotecnologias, ou seja, o que a Teologia tem a nos dizer num mundo prevalentemente virtual, qual o seu papel frente à uma cultura em que o virtual, o hiper-real, é a última expressão da realidade humana. Por fim, esta temática se compõe de interfaces cuja busca comum é a verdade, a justiça e a paz”.
Para mais informações e entrevistas: Pe. Anderson – (82) 9603-9230